Salvador

Percussionistas do Olodum alertam sobre câncer colorretal

Divulgação
Os percussionistas se juntaram a médicos para reforçar a importância da prevenção  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/04/2022, às 22h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Que o toque visceral dos tambores do Olodum sacode e movimenta para valer ninguém duvida, né? Mas, desta vez, a força dos instrumentos se volta especialmente para uma causa em prol da saúde. Chama a atenção para a importância do movimento como um dos pilares da prevenção do câncer colorretal. É que a banda aderiu à campanha de alerta sobre o câncer colorretal e os percussionistas gravaram o clipe “A prevenção dá o tom”, reforçando a importância dos cuidados com a saúde, com boa alimentação, hidratação e atividades físicas.

Como parte das ações educativas da campanha, a gravação movimentou o Casarão Azul da Clínica AMO, no Rio Vermelho, e integrou músicos, médicos e funcionários. Os pacientes que estavam na unidade também aprovaram a ideia. Com o jingle gravado no ritmo contagiante do samba-reggae e feito especialmente pela APS Comunicação em parceria com Estúdio Attitude, o clipe está sendo exibido nas redes sociais e nas unidades de atendimento.

Como define o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, “a AMO e o Olodum fazem uma parceria em prol da cultura e da saúde, desenvolvendo ações preventivas, de conscientização, cuidados e zelos pela vida”.

“Estilo de vida saudável - incluindo alimentação balanceada e rica em fibras, exercícios físicos, combate à obesidade, ao tabagismo e ao excesso de bebidas alcoólicas - pode diminuir em 30% o risco de câncer de cólon”, diz a oncologista Anelisa Coutinho, que abriu espaço na agenda do consultório para “suar a camisa” com o Olodum e reafirmar os benefícios da prevenção.

A oncologista Pâmela Almeida, que pratica corrida há mais de 20 anos, também estava na linha de frente da gravação e reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Sentimos as batidas dos tambores do Olodum dentro da gente. Foi muito gratificante participar dessa ação educativa tão importante”, disse a médica, que aparece no clipe também nas cenas de corrida.

A gastro-hepatologista Vivianne Mello, que também integra o time do Centro Integrado do Aparelho Digestivo, destacou o quão positiva foi a ação, que, “através da música contagiante do Olodum e da linguagem leve e direta do jingle envolveu músicos, médicos e funcionários, dando o recado em prol de uma causa tão importante: cuide-se, ame a vida, cuide da sua saúde”.

A prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino podem salvar vidas. Faça a colonoscopia a partir de 45 anos, escolha uma alimentação saudável e pratique atividade física. Vem com a AMO nesse movimento.

Números do câncer colorretal - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 40,9 mil novos casos no ano, com 20,5 mil óbitos. Na Bahia, a previsão é de 1.480 novos diagnósticos este ano, sendo 1.020 em Salvador (Inca). O câncer colorretal envolve tumores no intestino grosso (cólon) e no reto (final do intestino, antes do ânus).

O diagnóstico pode ser feito a partir de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos em pessoas com sinais e sintomas sugestivos ou através do rastreamento para assintomáticos e para os que integram grupos com maior risco (histórico familiar ou pessoal de câncer). O rastreamento está indicado a partir dos 45 anos para a população assintomática e, idealmente, através do exame de colonoscopia.

LEIA MAIS: Salvador tem número alarmante de doentes graves com AVC, infarto e câncer

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp