Salvador

Populares pedem alternativa para fortalecer segurança em bairro nobre após morte de porteiro; entenda

Pixabay/Ilustrativa
Populares indicam que passarela próxima a mercado da região é perigosa, o que provocou a morte do porteiro  |   Bnews - Divulgação Pixabay/Ilustrativa

Publicado em 27/02/2023, às 11h39 - Atualizado às 11h42   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A Avenida Juracy Magalhães Júnior, em Salvador, tem sido palco de constantes reclamações por parte de moradores e trabalhadores de locais na região. O BNews recebeu uma denúncia a respeito da solicitação de maior segurança no local. A origem desse apelo ocorreu após a morte de um porteiro do Condomínio Edifício Jardim de Versailles, na Rua Alameda dos Jasmins, no bairro Candeal.

Na ocasião, o funcionário - que tinha o hábito de evitar possíveis assaltos e assédios numa passarela próxima -, atravessou a pista para um ponto de ônibus, na última quarta-feira (22), e acabou morrendo após ser atropelado. Com essa fatalidade, a necessidade bateu ainda mais alto nas portas das residências.

“Nós temos falado há muito tempo, o bairro recebe vários funcionários de serviços gerais. Na frente do bairro, não tem nem passarela, nem sinaleira, então as pessoas atravessam as pistas correndo riscos. Questionamos os funcionários sobre o motivo de não usar as passarelas, e a maioria falou que a passarela tem assalto, homens mostrando a genitália, por isso preferem se arriscar atravessando”, aponta Ana Virgínia, moradora do condomínio.

A princípio, tanto moradores quanto funcionários que trabalham em prédios no Candeal pedem, pelo menos, a instalação de, por exemplo, uma estrutura de semáforos com faixas de pedestres e iluminação em abos os lados da Avenida Juracy Magalhães e frontais aos canteiros existentes do lado loteamento Cidade Jardim e do outro lado e em frente ao Centro Médico Salvador. 

"Solicitamos um apoio na urgente instalação de uma passarela para pedestres que possa propiciar o mínimo de segurança na travessia da Av. Juracy Magalhães - hoje totalmente comprometida com as obras do sistema BRT - que vem se estendendo desde o início das intervenções dificultando e expondo o transeunte de realizar com segurança o atravessar uma longa e larga avenida de alta rolagem de carros", explica Aldo, vice-prsidente da ACCJ. 

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Salvador para saber mais informações sobre esta demanda. Questionado pelo BNews, o órgão municipal, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), detalhou algumas alternativas na região.

"A Secretaria de Mobilidade (Semob) esclarece que, no trecho mencionado, além da referida passarela, os pedestres podem atravessar a via com segurança no semáforo que fica na Av. Juracy Magalhães, cerca de 200m da entrada do Cidade Jardim. Este equipamento foi implantado justamente para evitar acidentes envolvendo quem precisa transitar a pé pela região. Além disso, está previsto no projeto do BRT a implantação de uma passarela nas imediações do Cidade Jardim."


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp