Política

BNews Folia 2023: Prefeitura corrige erro em nome de importante passarela do Carnaval

Foto: Leitor BNews
Nome de carnavalesco que batiza a passarela do Carnaval no Campo Grande foi plotado com erro  |   Bnews - Divulgação Foto: Leitor BNews

Publicado em 17/02/2023, às 10h48   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Nelson Maleiro está de volta. Depois de um dia com o nome escrito errado na passarela que batiza no Campo Grande, o carnavalesco pode descansar em paz. A Prefeitura corrigiu a gafe inicial, que tinha plotado seu nome como 'Malheiro'.

O sobrenome do carnavalesco, falecido em 1982, é relativo a seu trabalho confeccionando malas, que fez sucesso em Salvador e abriu espaço para que tivesse condições financeiras para abrir a sua Oficina de Investigação Musical, onde criou instrumentos que chamaram atenção de artistas diversos: desde escolas de samba, até o roqueiro Raul Seixas e mesmo o Cacique Carlinhos Brown.

Ele também se destacava na criação de carros alegóricos, sendo uma importante referência para intervenções que vemos hoje em dia nos trios elétricos. Em vida, criou alegorias para blocos como Os Internacionais, como os carros do Pandeiro Cigano, O Cavalo e A Pirâmide do Egito.

Maleiro também é importante simbolicamente por ser o primeiro negro a ter destaque dentro do Carnaval de Salvador, com marcos como o fato de ter sido o primeiro homem de cor a protagonizar um comercial de televisão da Bahia ao estrelar peças publicitárias da TV Itapoan nos anos 1970.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp