Salvador

Prefeitura de Salvador lança Agência do Trabalhador da Cultura

Lucas Moura/SECOM PMS
A plataforma vai contribuir para a geração de empregos na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Lucas Moura/SECOM PMS
Melissa Lima

por Melissa Lima

[email protected]

Publicado em 22/05/2024, às 18h34



A Prefeitura de Salvador lançou, nesta quarta-feira (22), a Agência do Trabalhador da Cultura. Esta é uma iniciativa conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Primeiro da capital baiana e segundo do país, o equipamento vai oferecer atendimentos gratuitos a trabalhadores e empreendedores da cultura no SAC do Empreendedor (localizado no Mercado São Miguel), em parceria com o SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra).

A agência terá atendimentos presenciais e online, com ações descentralizadas para periferias da cidade, com espaço físico para atendimento customizado para a cultura e economia criativa, além de conexão entre trabalhadores das artes e o mercado.

O Secretário da Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, falou sobre a iniciativa:

"A Prefeitura de Salvador entende cultura com uma teoria econômica importantíssima, um dos pilares da nossa cidade. Muitas vezes você entende que a cultura é 3% do PIB do Brasil, mas não tem nem próximo do fomento, do incentivo, da capacitação que outros segmentos da economia têm. A gente vê o potencial que tem a cultura para gerar emprego, renda, prosperidade. Que as pessoas possam viver de cultura em nossa cidade".

Tourinho também falou sobre a importância da plataforma para a geração de empregos.

"Essa plataforma que a gente lança hoje é a única pioneira no Brasil, porque a gente trabalha como artista, como contor cultural, com o objetivo de gerar mais emprego, renda, capacitação, formação e formalização para esses grupos poderem entrar no mercado econômico e gerar mais renda, prosperidade, possam viver de cultura na Bahia, em Salvador". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp