Salvador

Prefeitura entrega unidade de saúde e contenção de encosta em São Marcos

Valter Pontes/Secom
Unidade terá capacidade para oferecer atendimento integral para cerca de 650 pessoas por dia  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 14/12/2021, às 16h49   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira (14), no bairro de São Marcos, a Unidade de Saúde da Família (USF) Gal Costa. 

O equipamento, segundo a gestão municipal, terá capacidade para oferecer atendimento integral para cerca de 650 pessoas por dia, desde recém-nascidos a idosos, entre atendimento médico, de enfermagem e odontológico, por meio da atuação de quatro equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. 

Os atendimentos poderão ser prestados na própria unidade, em domicílio, quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da comunidade, na área da Atenção Primária à Saúde.

A unidade realizará assistência, prioritariamente, à população de São Marcos e adjacências, com aproximadamente 16 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, e os profissionais deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

No posto serão oferecidos serviços dentro dos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, nas áreas de Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso e Saúde Bucal.

A unidade de saúde disporá também de serviços complementares, a exemplo de curativos; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; marcação de consultas para outras especialidades e outros exames ofertados no Município; dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

Encosta

Na ocasião, o prefeito aproveitou para entregar a contenção da encosta que fica atrás da USF Gal Costa, em uma área total de 1.156 m².

Com investimento municipal de R$1,3 milhão, a intervenção envolveu aplicações de solo grampeado, concreto projetado, plantio de grama em 152 metros quadrados da área e alvenaria de pedra em 500 metros quadrados.

> Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp