Salvador

Programação da Festa de Santa Dulce do Pobres é divulgada pela prefeitura

Filipe Ribeiro/BNews
Festa de homenagem a santa baiana acontece entre os dias 1º e 13 de agosto  |   Bnews - Divulgação Filipe Ribeiro/BNews

Publicado em 26/05/2023, às 12h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) lançaram, na manhã desta sexta-feira (26), a programação completa para a Festa de Santa Dulce dos Pobres, que será realizada entre os dias 1º e 13 de agosto. Esta será a primeira grande festa presencial para homenagear a santa baiana após a pandemia da Covid-19.

Com novidades, o evento contará com missas diárias, inaugurações especiais, procissões, além de diversas ações sociais. (Confira toda a programação abaixo).

O prefeito Bruno Reis (União) indicou que a programação foi feita para atrair fiéis do mundo todo e tem como um dos objetivos fortalecer o turismo religioso na Bahia.

“O mês de agosto foi escolhido para celebrar Santa Dulce e, em parceria com a Osid, a Prefeitura vai realizar uma série de atividades para celebrar essa data, enaltecendo estas obras, buscando atrair pessoas da Bahia, do Brasil e até do mundo, para que possam vir à nossa cidade celebrar a primeira santa brasileira. Assim, estimulamos cada vez mais o turismo religioso, que é mais um vetor dentro da área econômica na estratégia, buscando gerar emprego e renda para nossa população”, disse Bruno Reis.  

A gestora da Osid e sobrinha de Santa Dulce dos Pobres, Maria Rita Pontes, comemorou o fato de realizar um dos sonhos das obras sociais, e ver a santa brasileira ser reconhecida por todo o país. “Era um sonho antigo nosso que agora vamos realizar, com o apoio da Prefeitura. E logo no dia do aniversário dela, que não gostava de presentes, mas sempre pedia para que as pessoas doassem para os mais pobres. Tenho certeza de que será muito especial”, afirma Maria Rita Pontes.

Programação completa:

Haverá um “esquenta” para a celebração ao Mês de Santa Dulce dos Pobres no dia 17 de julho, com a abertura do calendário oficial de programação com apresentações diárias de peças teatrais e a exibição do filme de Santa Dulce. 

No dia 1º de agosto, com uma abertura oficial para autoridades e convidados, haverá a inauguração da Galeria Santa Dulce dos Pobres e a abertura do Memorial Provisório. No dia 4 de agosto, acontecerá a Procissão dos Arcos, que sairá do Bonfim até o Santuário Santa Dulce dos Pobres. Nos dias 4 e 6, o público poderá acompanhar apresentações musicais em um palco que será montado no Largo de Roma. As atrações serão divulgadas em breve. 

No dia 5, uma carreata sairá do Centro de Convenções de Salvador, em peregrinação com a imagem da Santa, em direção ao Santuário, onde será realizada uma missa. No dia 6, será realizada a Procissão da Memória, que sairá do Santuário até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 13, será realizada uma missa campal no Largo de Roma e uma procissão luminosa. Haverá ainda um show de encerramento das atividades, no palco montado no Largo de Roma. Ao longo do período, também estão previstas apresentações de corais e orquestras. Também haverá a implantação de uma tenda para os peregrinos onde poderão ter estrutura de banheiro, alimentação e descans

Salvador também receberá a imagem de Santa Dulce em diversos pontos turísticos da cidade. Os prováveis locais estão Farol da Barra, Praça Municipal, Cruzeiro de São Francisco, Paróquia de Sant'ana, Largo da Mariquita, Santo Antônio Além do Carmo, Capelinha, Alagados e Liberdade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp