Salvador

Restaurante famoso se pronuncia após denúncia de racismo da Banda do Ilê Aiyê; veja

Divulgação/Ilê Aiyê
Banda do Ilê Aiyê acusou, através das redes sociais, a dona do restaurante de racismo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ilê Aiyê

Publicado em 01/12/2023, às 20h14   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Restaurante Bistrot Trapiche Adega, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, emitiu uma nota nesta sexta-feira (1º) sobre a denúncia de racismo feita pela banda Banda do Ilê Aiyê - Band'Aiyê. Na ocasião, exposta na quinta-feira (30), o grupo afirmou que a proprietária, Vivianne Mendonça, pediu para que os integrantes se retirassem da sala onde estavam se arrumando, sob a justificativa de que era um local com “coisas de valor”.

"Fomos tratados como ladrões e não artistas que estavam ali para realizar um trabalho. [...] É inadmissível que esse tipo de coisa continue acontecendo na nossa cidade. Alguns brancos e brancas dessa cidade precisam entender que ser negro ou negra não é sinônimo de ser ladrão ou ladra. Fomos feridos na alma e esperamos que atos como esse deixem de acontecer em nosso país”, disse o grupo, nas redes sociais.

Em nota, o Bristot Trapiche afirmou que "repudia e abomina qualquer ato racista ou discriminatório" e disse que se sentiram "honrados em receber membros do Ilê Aiyê, que encantaram a todos realizando uma belíssima apresentação no encerramento de um evento."

O espaço negou que tenha acontecido qualquer episódio de racismo ou "qualquer ato que colocasse em dúvida a lisura e honestidade dos membros do referido grupo", afirmando ainda que ainda que a sala onde a banda estava não era de responsabilidade do restaurante.

"Eles informararam que o contratante tinha se comprometido a
disponibilizar um camarim, no entanto, por se tratar de um restaurante, infelizmente não dispomos deste espaço. Em nota, foi mencionado um salão que teria sido disponibilizado para troca do figurino, contudo, não pertence ao restaurante, situando-se fora do estabelecimento. Trata-se de um imóvel externo, que não é de nossa propriedade, razão pela qual não temos nenhuma autonomia para conceder a utilização do mencionado espaço. Na ocasião tivemos o cuidado de disponibilizar os nossos banheiros e assegurar uso exclusivo com o propósito de salvaguardar toda privacidade necessária!", disse o Bistrot.

Veja a nota completa:

nota

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp