Salvador

Outubro Rosa: Saiba como doar cabelos, bonés, lenços ou turbantes para mulheres que lutam contra o câncer

Antonio Queirós/GOVBA
Em Salvador, o ponto de coleta é dentro do Shopping da Bahia, na Avenida Tancredo Neves  |   Bnews - Divulgação Antonio Queirós/GOVBA
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 21/10/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Já estamos finalizando o mês de outubro, mas o movimento internacional que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama continua até o próximo dia 31, e, tem uma importante aliada na Bahia: a campanha 'Ligadas por Fios'.

A ação, que faz parte da campanha do Outubro Rosa, promove a doação voluntária de mechas de cabelos, bonés, lenços e turbantes novos. Com a doação, os voluntários montam kits de autoestima, que são entregues às mulheres em tratamento de câncer, de forma gratuita.

Verônika Sant’tana contou, durante entrevista, que perdeu uma irmã de 34 anos para o câncer de mama, e, seis meses depois, foi diagnóstica com a mesma doença. Hoje, curada, ela é parceira da ‘Ligadas por Fios’ e colabora para a autoestima daquelas que estão em tratamento contra tumor.

“É muito gratificante poder fazer parte da campanha, apresentando essa oficina de turbante para essas mulheres. Durante o tratamento a gente fica carequinha, mas depois o cabelo cresce, e, nesse período, muitas pessoas usam o método do turbante de uma maneira muito simples, fazendo vários amarrações, tipo uma flor, um laço”, contou a trancista e idealizadora do projeto Africanidades Afromeji.

A campanha, que busca também incentivar o autocuidado a população baiana ganhou o apoio do subsecretário da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcel Oliveira. Para o gestor, a ação alcança e reflete muito na vida de pacientes que lutam contra o câncer de mama.

“É uma campanha linda, que nutre amor e difunde isso. Nos anos anteriores, a campanha arrecadou mais de 250 quilos de cabelos, que, só na Bahia, trouxeram uma energia, uma ressignificação, para 260 mulheres baianas através dos kits do amor, que contém uma peruca e insumos de beleza, para que elas, naquele momento de dor e quando elas estão lutando contra a doença, possam ter uma sessão de carinho”, analisou o subsecretário.

Para aqueles que desejam participar da campanha, podem ir até um dos pontos de coleta das doações que ficam no 2º piso do Shopping da Bahia, localizado na Avenida Tancredo Neves, na capital baiana ou no interior do estado -  nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), Departamento de Polícia Técnica (DPTBA), Polícia Civil (PCBA) e Polícia Militar (PMBA).

A 4ª edição da ação Ligadas por Fios é uma parceria entre o Instituto Amor em Mechas, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e o Hospital da Mulher.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp