Salvador

Saiba quais as infrações de trânsito por videomonitoramento mais registradas em Salvador até agora em 2022

Divulgação / Transalvador
De janeiro a julho deste ano, a Transalvador, autarquia da capital baiana, contabilizou pouco mais de 25 mil infrações de trânsito  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Transalvador

Publicado em 03/09/2022, às 06h50   Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Andar de carro no Brasil, especialmente em Salvador, significa estar ciente de todas as normas e regras de trânsito e o mais importante: seguí-las. No entanto, não é sempre que isso acontece, seja por um eventual descuido ou até mesmo de forma deliberada.

Para isso, existem as multas de trânsito, que são decorrentes das infrações cometidas pelos motoristas, que também podem ser identificadas através do sistema de videomonitoramento. E de janeiro a julho deste ano, a Superintendência de Trânsito da capital baiana registrou 25.818 infrações, segundo dados informados ao BNews.

Entre elas, estacionar em local ou horário proibido especificamente pela sinalização gerou o maior número: 9.492 flagrantes apenas no primeiro semestre do ano. Em seguida, vem estacionar em local ou horário de estacionamento e parada proibidos pela sinalização, com 7.181 registros.

Completam o "top cinco" transitar com o veículo em marcas de canalização, estacionar no passeio e estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa (veja os números completos no final da reportagem).

Segundo o órgão de trânsito, o videomonitoramento não visa somente flagrar condutas infracionais no trânsito, mas serve também como um importante instrumento para monitorar o fluxo de veículos e atender as demandas do cidadão.

Polêmica

A aplicação de multas por parte da Transalvador é uma das principais reclamações dos motoristas que trafegam pelas ruas da capital baiana, muitas vezes apontadas como sendo de forma irregular. 

Recentemente, o próprio disponibilzou a relação dos locais da cidade sinalizados aptos a receberem infrações. No dia 22 de agosto, o órgão divulgou a lista de vias que estão "aptas ao flagrante de infrações de trânsito por meio de câmeras de videomonitoramento".

A Transalvador destaca que a medida tem como base os termos do § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e conforme a Resolução 909 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com os termos citados, "a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas "online" por esses sistemas".

O órgão ainda salienta que "além dos locais relacionados abaixo, a autarquia municipal realiza videomonitoramento em outras vias da capital com o objetivo de manter a fluidez no trânsito e atender às demandas do cidadão".

Ao BNews, a Transalvador recentemente esclareceu um outro ponto importante: o horário em que os motoristas podem avançar o sinal vermelho, por razões de segurança. São desconsideradas pela autarquia as infrações entre 22h e 5h59 do dia seguinte.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 5.471 infrações referentes ao avanço de sinal vermelho do semáforo. 

Confira o top 5 das infrações registradas em Salvador pelo videomonitoramento (janeiro a julho de 2022):

- Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização - 9.492 flagrantes

- Estacionar local/horário de estacionamento e parada proibidos pela sinalização - 7.181 flagrantes

- Transitar com o veículo em marcas de canalização - 4.444 flagrantes

- Estacionar no passeio - 2.451 flagrantes

- Estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa - 2.250 flagrantes

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp