Salvador

Salvador lança plataforma para movimentar mercado de tecnologia

Prefeito Bruno Reis participou do lançamento do programa Salvador Tech - Joah Souza/BNews
Prefeito Bruno Reis participou do lançamento do programa Salvador Tech  |   Bnews - Divulgação Prefeito Bruno Reis participou do lançamento do programa Salvador Tech - Joah Souza/BNews

Publicado em 09/02/2022, às 12h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (9) a plataforma Salvador Tech, uma plataforma que vai fomentar o mercado de tecnologia na capital, promovendo cursos e conectando empresas e profissionais da área. O programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e o evento de lançamento contou com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM).


Participaram ainda do evento a vice-prefeita Ana Paula Matos e a titular da Semdec, Mila Paes, e gestores de grandes empresas como IFood, Cubos Academy e Ford. Os representantes do Salvador Tech, Leandro Lima; do Fundo de Investimento Valor Capital, Carlos Costa; e da Sanar, Bira Mercês, integraram uma mesa-redonda para debater os rumos da gestão tecnológica, o futuro e a governança do ecossistema de negócios no meio digital na capital baiana.


"Ela tem a missão de inserir jovens, profissionais, adultos, pessoas da cidade nesse mundo digital, ensinada de forma online, gratuita, trilhas que passam a ter convectividade com empresas. Sabemos hoje que esse mercado tem gerado empregos, com boas remunerações, inclusive temos dificuldades de reter quadros da Prefeitura dessa área. Então estamos qualificando a mão-de-obra em nossa cidade para se inserirem neste mercado de alta empregabilidade", disse.


PLATAFORMA


Com a área de tecnologia como foco principal, o Salvador Tech visa informar, capacitar e conectar jovens talentos aos temas e profissões do mercado, promovendo inclusão digital e social nas carreiras que mais crescem no mundo. Uma iniciativa do planejamento estratégico da Universidade Digital e das trilhas do programa Treinar para Empregar, também da Semdec.


As informações estarão disponibilizadas de forma interativa, gratuita e acessível no portal, por meio de mais de 12 parcerias com instituições privadas do setor. Os interessados precisam apenas se cadastrar na plataforma e poderão acessar de forma gratuita os conteúdos da página.


Para o lançamento, o programa já conta com quatro trilhas de aprendizagem (conhecimentos básicos, carreiras, softskills e cursos técnicos) para mais de 80 cursos e 140 aulas completamente on-line e gratuitas. Tudo poderá ser acessado através do endereço eletrônico http://salvadortech.salvador.ba.gov.br.


A formação introdutória conta com uma união entre o teste de perfil profissional e os cursos de instituições atuantes do setor, com temas, desde conhecimentos básicos até softskills e de tecnologia. Deste modo, a Salvador Tech visa descobrir a vocação do candidato e encaminhá-lo para programas voltados à empregabilidade na formação tech correspondente.


Após a parte inicial do portal, as empresas parceiras, que necessitam dos profissionais da área, se associam dentro da plataforma para construir uma trilha personalizada de formação profissional. O objetivo é que a empresa funcione como uma escola para sua própria demanda. Ao longo dos próximos anos, a Prefeitura irá proporcionar mais de 5 mil oportunidades de formativos técnicos para a população de Salvador.


Além disso, outro foco do programa é fortalecer a empregabilidade junto às empresas do ecossistema em Salvador. O Salvador Tech também ofertará vagas e informará sobre novidades do mercado, tanto para estudantes como cidadãos cadastrados.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp