Salvador

Salvador recebe a primeira Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência; saiba detalhes

Divulgação/Victor Rodrigues
Salvador será a primeira cidade do nordeste a receber a Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Victor Rodrigues

Publicado em 10/01/2024, às 18h51   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador vai ficar mais colorida e inclusiva no dia 21 de janeiro, data que está marcado para acontecer a Primeira Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência (PcD) da Bahia. A concentração será às 12h, no Farol da Barra

A capital baiana será a primeira cidade do nordeste a receber a iniciativa histórica. No ano passado, São Paulo foi palco da festa. O evento é organizado pela ONG Vale PcD e o coletivo Quilombo PcD.

Para Julia Piccolomini, vice-presidente do Vale PCD, essa manifestação une as pessoas com deficiência e todas aquelas que valorizam a diversidade. “Para PcD, a ocupação começa nas ruas. A partir do nosso orgulho em mostrar quem somos e evidenciar que a falta de acessibilidade nos priva de demonstrar nosso potencial para a sociedade”, afirma. 

Marcelo Zig, presidente do Quilombo PCD e morador de Salvador, ressalta a importância da Parada do Orgulho PCD acontecer fora do eixo Rio/São Paulo e lembra que é no Nordeste a região que mais concentra PcD no Brasil e que a maior parte delas é formada por pessoas negras. 

Dados da Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas revelam que a população com deficiência é estimada em 18,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,9% da população total. O Nordeste apresenta 5,8 milhões, o equivalente a 10,3% do total. Em relação à cor autodeclarada, o percentual de pessoas com deficiência dentro da população preta foi de 9,5%, enquanto entre pardos, 8,9% e brancos 8,7%.

Educação e inclusão

Um dos destaques da Parada do Orgulho PcD é a criação de espaço seguro para essa população e o incentivo à adoção de práticas inclusivas. Haverá a presença de recursos de acessibilidade (como audiodescrição e intérprete de Libras) em ambientes públicos, o que reforça a importância da diversidade e da valorização dessas ferramentas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp