Salvador

Salvador registra quase 100 ocorrências por causa da chuva nesta segunda (19)

Dinaldo Silva/BNews
Acumulado de chuva causa ameaças de deslizamento em bairros de Salvador  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 19/06/2023, às 18h08   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A capital baiana amanheceu com bastante chuva nesta segunda-feira (19), causando incidentes e problemas em diversas regiões de Salvador. Às 17h, a Defesa Civil (Codesal) registrou 90 chamados no município. Ameaças de deslizamento e desabamento lideram com 24 e 41 registros, respectivamente.

Ainda segundo o boletim da Codesal, os bairros com mais ocorrências são Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Liberdade, Centro/Brotas e Barra/Pituba. (Confira lista abaixo).

Dados do órgão apontam que os bairros com maior registro de chuvas nas últimas 24h são Novo Horizonte (31.8 mm) , Federação (28.5 mm) e Piatã (27.8 mm).

A chuva deve continuar caindo entre esta segunda e quarta-feira (21). A previsão é de céu nublado, com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas de rajadas de vento. Há também risco de alagamentos.

Números de registros por bairros:

Pau da Lima - 48
Subúrbio Ilhas - 8
Liberdade - 8
Barra/Pituba - 6
Centro/Brotas - 6
Cabula/Tancredo Neves - 5
Itapuã/Ipiranga - 3
Cajazeiras - 3
Valéria - 2
Cidade Baixa - 1

Em nota, a Seman destacou que "realiza diariamente vistorias, podas e supressões de vegetais em todo o perímetro urbano de Salvador" e que conta "também com equipes em prontidão para atendimentos emergenciais".  O órgão reforça que "chuvas intensas, recorrentes, acompanhadas de ventos fortes, como as que estão ocorrendo nesse início de semana, podem desestabilizar o solo e derrubar árvores por inteiro; mesmo após a parada das chuvas".

Orientações para os momentos de chuva:

– Evite permanecer em praças e locais arborizados durante ou logo após as chuvas e ocorrência de ventos.

– Evite estacionar seu carro embaixo de árvores, especialmente as de grande porte.

– Se observar alguma árvore que esteja aparentemente “tombando”, com uma inclinação diferente do habitual e queda acentuada de galhos, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil de Salvador (CODESAL), através do telefone 199

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp