Salvador

Samu completa 18 anos com mais de dois milhões de atendimentos de emergência em Salvador

Lucas Moura/Secom PMS
Atualmente, o Samu conta com 12 bases e cinco pontos de apoio  |   Bnews - Divulgação Lucas Moura/Secom PMS

Publicado em 18/07/2023, às 21h49   Da Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador completa 18 anos, nesta terça-feira (18). Na capital baiana, a estrutura é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e já atendeu mais de dois milhões de atendimentos.

Atualmente, o Samu conta com 12 bases e cinco pontos de apoio. Além disso, possui 62 ambulâncias, entre básicas e avançadas, oito motolâncias, duas ambulanchas e um helicóptero em parceria com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar.   

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destaca que o Samu Salvador é um dos programas com alto índice de resolutividade e que presta um nobre serviço à população na manutenção e salvamento de vidas. “São 18 anos de entrega por amor à vida dos soteropolitanos. O compromisso é oferecer qualificação e reconhecimento para que os profissionais continuem acolhendo as demandas com cada vez mais assertividade, levando segurança e alívio para quem mais precisa”.  

O médico e coordenador do Samu, Ivan Paiva, celebra a maioridade do órgão e afirma que a dedicação dos colaboradores faz toda a diferença para consolidar o serviço com resultados expressivos para na preservação da vida. “Atuar no Samu é saber que cada dia é único. São muitas variáveis, a gente nunca sabe o que vai acontecer e temos que estar preparados para tudo. Precisamos ter preparo físico, controle emocional, consciência, responsabilidade, capacidade para tomar decisões sob pressão e também vocação, para a realização de um trabalho eficiente”, enfatiza.  




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp