Salvador

Secretaria de Saúde projeta histórica operação inédita no Carnaval de Salvador

Divulgação
Período de atuação da Secretaria de Saúde começará nesta quinta-feira (1°)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/01/2024, às 11h19   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

De forma inédita na história, as bases da Secretaria de Saúde vão começar as atividades antecipadamente. O pontapé de olho no Carnaval de Salvador será dado nesta quinta-feira (1°) até a quarta-feira de cinzas (14). Plantões, profissionais e estruturas estarão disponíveis nas ruas da capital baiana para garantir a maior atuação da saúde dos últimos anos na folia momesca.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Ao todo, serão 15 módulos assistenciais (postos de saúde) para acolher os pacientes, onde 13 estruturas estarão instaladas nos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha e no circuito alternativo Mestres Bimba (Nordeste de Amaralina). As equipes estarão 24h na ativa, a partir da abertura oficial do carnaval (8). 

No mais, o esquema no Carnaval dos Bairros, como Cajazeiras e Periperi, terá módulos com plantões de 12h entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Pelo menos 157 leitos, sendo 142 para atendimento aos pacientes que necessitam de observação e 15 leitos de estabilização com suporte avançado à vida, vão marcar presença.

Cerca de 2 mil profissionais, entre eles 163 médicos e seis equipes de cirurgia bucomaxilofacial, serão disponibilizados pela pasta municipal.

“Será o Carnaval da Saúde. Estamos com nossas equipes preparadas para essa megaoperação, seja nos principais circuitos e alternativos. O objetivo é ofertar uma assistência ágil e eficiente para os foliões que necessitem por algum motivo do acolhimento em saúde. Os postos estão instalados em pontos estratégicos, com fácil acesso e estrutura para atender desde demandas mais simples até procedimentos cirúrgicos e estabilização de pacientes que precisarem de suporte avançado à vida. Para reforçar ainda mais essa logística, contamos com equipes de cirurgia bucomaxilofacial fixas e móveis para assegurar a assistência qualificada aos pacientes”, frisou a vice-prefeita e titular da Saúde, Ana Paula Matos.

Ampliação

A SMS também aumentou o suporte de saúde em relação ao ano passado, onde ocorreu um aumento de: 

- Médicos atuantes, saltando de 115 para 163 (+41%); de leitos disponíveis;
- ⁠Aumento de 34% de plantões médicos;
- ⁠4 novos módulos aos circuitos, saindo de 11 para 15 este ano com o acréscimo em 16%
- ⁠Profissionais de diversas áreas com acréscimo de 18%;
- ⁠Incremento de mais uma equipe de cirurgia bucomaxilofacial.

No mais, estarão presentes 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulâncias do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitarem de transferência para rede hospitalar. Dez UPAs, seis Pronto Atendimentos, a Unidade de Atendimento Odontológico 24 horas do Dique do Tororó e o Hospital Municipal de Salvador também atuarão como postos de retaguarda para acolhimentos de casos provenientes da festa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp