Salvador
Publicado em 02/02/2026, às 17h51 Cibele Gentil e Bernardo Rego
A Festa de Iemanjá transforma o bairro do Rio Vermelho em uma mistura de fé, festas e oportunidades econômicas, onde ambulantes trabalham intensamente para atender ao público de soteropolitanos e turistas. Para assegurar que tudo ocorra de forma organizada, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) montou uma operação que teve início ainda na sexta-feira anterior ao evento, que acontece ao longo desta segunda-feira (2).
Segundo Alisson Carvalho, diretor da Semop, a atuação da equipe incluiu a distribuição dos kits para os ambulantes devidamente licenciados, o ordenamento e a fiscalização rigorosa da atividade. O órgão busca identificar o uso de materiais perfurocortantes e contundentes, como facas e garrafas de vidro, garantindo assim a segurança de todos os participantes.
O diretor enfatizou que o ambulante é o primeiro a chegar à festa e, por isso, são realizadas vistorias detalhadas para evitar incidentes. Segundo explicou, a prefeitura tem buscado oferecer cada vez mais orientação e informação aos ambulantes, para que o processo de licenciamento seja transparente e acessível.
Questionado por algumas reclamações de trabalhadores que não tinham o nome na lista, ele esclareceu que estas autorizações foram publicadas em diário oficial desde dezembro. A expectativa da equipe é concluir os trabalhos por volta da meia-noite.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato