Salvador

Três comunidades em áreas de risco têm sirenes acionadas por causa da chuva em Salvador

Domingos Jr/ BNews
Foram mais de 150mm de chuva em 72 horas, o que fez a Codesal mudar o status para Nivel de Alerta, por causa do alto risco de deslizamentos de terra  |   Bnews - Divulgação Domingos Jr/ BNews

Publicado em 16/04/2024, às 18h28   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Por causa das fortes chuvas que atingem Salvador, as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades de Bosque Real (Sete de Abril), Moscou e Creche (Castelo Branco) voltaram a ser acionadas na tarde desta terça-feira (16), segundo a Defesa Civil (Codesal).

De acordo com o órgão municipal, foram mais de 150mm em 72 horas, o que fez a Codesal mudar o status para Nivel de Alerta, por causa do alto risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade das chuvas.

Vale lembrar que esta já é a segunda vez, neste mês, que as sirenes são acionadas nestas comunidades. Entre os dias 07 e 08/04, a Defesa Civil, acionou todas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 14 áreas de risco prioritárias.

Além das já citadas, passaram pela mesma situação as comunidades de Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau e Olaria. 

Os moradores dessas regiões foram conduzidos a uma unidade de acolhimento, que sempre fica localizada em escola pública do município, na comunidade ou no entorno. Neste local as famílias ficam abrigadas até a situação de risco findar.

Entre às 17h de segunda-feira (15) e 17h desta terça, a Codesal contabilizou os maiores acumulados de chuva nos bairros de Ondina (66,6mm), Chapada do Rio Vermelho (58,8mm) e Federação (58,7mm).

A Defesa Civil explicou que as chuvas que acometem a capital baiana são reflexo de sistema de baixa pressão (cavado) associado ao avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico. Para quarta-feira (17) a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderada a qualquer hora do dia.

Em caso de emergência, a população deve ligar imediatamente para o telefone gratuito 199.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp