Salvador

Varíola dos Macacos e Covid: Secretário de Saúde revela perspectivas para Salvador

Foto: Joilson César/BNews
Décio Martins é o titular da Secretaria Municipal de Saúde em Salvador  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 21/06/2022, às 09h37 - Atualizado às 09h41   Thiago Conceição e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A chegada do São João vai fazer muita gente matar a saudade de um chamego, mas o período também levanta um sinal de alerta nas pessoas: notícias sobre a varíola dos macacos circulam o mundo e os casos de coronavírus vêm aumentado por todo o país. 

Salvador não é exceção. Titular da secretaria de saúde local, Décio Martins falou com a imprensa nesta terça-feira (21) e deu um panorama geral sobre a situação das duas doenças e as perspectivas de ação no radar da prefeitura. A conversa com Décio Martins aconteceu durante entrega de uma nova base do Samu em Salvador.

"Tivemos um caso sob suspeita, foi inclusive emitido uma nota técnica pelo CIEVS municipal, mas graças a deus esse caso não foi confirmado como varíola", iniciou o secretário sobre a doença que já tem sete casos confirmados no Brasil.

Ele completou: "De qualquer sorte, existe uma discussão sobre a necessidade dos profissionais de saúde tomarem vacina contra a varíola. Era uma doença erradicada desde os anos 1970 no Brasil. Estamos discutindo para ter um plano de contingência para enfrentar essa doença", detalhou o secretário sobre a varíola dos macacos".

Leia mais:

Salvador tem 1.028 casos ativos de coronavírus. O número foi atualizado por Décio Martins na manhã desta terça-feira (21). O fator de transmissão teve aumento e está em 1,3. "Temos observado uma demanda baixa por internamento, demonstrnado que a vacina vem cumprindo seu papel. Temos um plano de contingência caso seja necessário, 33% de ocupação dos leitos de UTI. Nossa estratégia de vacinação tem sido um sucesso, ontem vacinamos 23 mil pessoas na capital, fizemos um grande mutirão de terceira e quarta dose", explicou o secretário.

Salvador contabilizou 45 novos casos de Covid-19 em 24 horas, com três mortes em decorrência de complicações com a doença. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Seasb), divulgados nesta segunda-feira (20). Já são 300.521 casos registrados na capital baiana, com 8.696 mortes, desde 2020.

Também na segunda, o Ministério da Saúde confirmou a inclusão de pessoas com idade entre 40 e 49 anos e que iniciaram o esquema vacinal com Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac no grupo que pode receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19.

Com isso, 9 milhões de pessoas entram no grupo elegível para esta etapa da imunização, também chamada de segunda dose de reforço. Segundo Décio Martins, Salvador iniciou a organização interna para vacinar esse grupo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp