Salvador

VÍDEO: Crise sanitária em Brotas é denunciada por morador, que detona ACM Neto e Bruno Reis

BNews/Roberto Viana
Uma página no Instagram mostra a situação precária do bairro, que tem vários locais soterrados por lixo  |   Bnews - Divulgação BNews/Roberto Viana

Publicado em 19/12/2022, às 16h12 - Atualizado às 16h42   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo mostrando a situação sanitária do bairro Campina de Brotas, em Salvador, está circulando nas redes sociais nesta segunda-feira (19), por conta do acúmulo de lixo na região e da falta de auxílio por parte de instituições públicas, com foco na Prefeitura de Salvador.  

A denúncia partiu de um perfil no Instagram, @canabravadebrotas, que expôs o problema e culpabilizou a antiga gestão do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto (União Brasil), e a atual, do prefeito Bruno Reis (União Brasil), pela situação. 

A página, que funciona desde 2016, tem mais de 60 publicações delatando a situação. Em diversas fotos e vídeos, é possível ver enormes quantidades de lixo nas ruas e do estado precária do bairro por conta da crise sanitária. 

“Nosso IPTU não é lixo. Campinas de Brotas toda está abandonada. Vários pontos assim, toneladas de lixo. Herança de ACM Neto com piora total na gestão de Bruno Reis. Nesse que vocês vão votar?”, questiona o autor do vídeo. 

“Não dão conta de 1 lixão, como dará conta de uma cidade ou estado? Já pensaram nisso”, critica. 

Em nota enviada ao BNews, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que o local se trata de uma área particular e está em processo de judicialização, por esse motivo ainda não houve a notificação dos responsáveis pelo terreno. 
"Além da coleta de resíduos domiciliares ser realizada diariamente, os resíduos de construção civil e materiais inservíveis descartados de forma irregular no local, também são removidos com frequência através de comboio (máquina retroescavadeira e caçambas trucadas). 
Na área já houve por três vezes a tentativa de implementação de um jardim ecológico, no entanto, alguns insistem em descartar “lixo” no local. A fiscalização será intensificada a fim de identificar e notificar infratores. 
Vale ressaltar que o decreto municipal n° 25.595/2014 orienta como o cidadão deve descartar o entulho, alertando ser proibido “lançar, depositar, permitir ou propiciar a deposição de resíduos sólidos, bens inservíveis, resíduos da construção civil e resíduos de poda em terrenos baldios, logradouros públicos, rios, lagos, lagoas, riachos, canais, córregos ou às suas margens, ou ainda em qualquer outro local não permitido pelo poder público”".

Também neste ano, outro local da capital baiana que estava soterrado pelo lixo foi dentro do bairro Candeal, que fica próximo a Brotas. Nesta ocasião, a denúncia partiu de moradores da reigão, que afirmaram que a situação acontecia há mais de dois anos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp