Salvador

VÍDEO: Moradores de Paripe entram em pânico após deslizamento de terra

Reprodução/Redes Sociais
Os moradores do bairro de Paripe voltaram a enfrentar as consequências do alto volume de chuva  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 28/03/2023, às 12h00 - Atualizado às 17h46   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O mês de março de 2023 tem sido de um amplo índice de chuva em todos os ‘quatro cantos’ de Salvador. Entre as regiões mais atingidas está a Avenida Suburbana, mais precisamente o bairro de Paripe. Um vídeo publicado nas redes sociais exibe o exato momento em que algumas casas são atingidas por deslizamentos de terra na Rua Salomé, no último sábado (25).

“Ó pra isso, desceu mais”, lamenta a pessoa que registra o vídeo. 

Por causa do volume de chuva, vários moradores de Paripe tiveram que deixar suas casas, que foram completamente tomadas por lama. Pelo menos três residências foram envolvidas pelo ‘lamaceiro’.

Assista:

A reportagem do BNews entrou em contato com a Codesal para saber mais detalhes sobre este caso e aguarda retorno. O diretor-geral do órgão, Sosthenes Macedo, relatou que uma equipe compareceu no local no dia do ocorrido.

“[O deslizamento de terra foi] Possivelmente motivado por corte irregular na cota superior do talude e fortes chuvas”, explica Sosthenes. Além disso, o diretor-geral enfatizou que a Codesal especificou aos moradores da região algumas intervenções a serem tomadas.

“Já notificamos no momento da ocorrência para que possam fazer o cadastro para fins de benefícios sociais da Sempre. A Seman já tomou algumas providências no local. A Limpurb também”, acrescenta Sosthenes.  

Procurada pela reportagem, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou, por meio de nota oficial, que "uma equipe foi direcionada para o local e removeu cerca de 74 toneladas de resíduos com auxílio de comboio (máquina retroescavadeira e caçambas trucadas)".

Do mesmo modo, entramos em contato com a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) para saber os posicionamentos oficiais e aguardamos retorno. 

Após a publicação da matéria, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) enviou nota afirmando que as famílias atingidas foram atendidas pela equipe da Defesa Civil de Salvador (CODESAL) e os casos identificados dentro de perfil para recebimento de Auxílios como Moradia ou Emergência, estão sendo encaminhados para atendimento da pasta.

Os moradores do bairro de Paripe voltaram a enfrentar as consequências do alto volume de chuva. Foto: Divulgação/Ascom Limpurb
Os moradores do bairro de Paripe voltaram a enfrentar as consequências do alto volume de chuva. Foto: Divulgação/Ascom Limpurb

Confira a nota da Limpurb na íntegra:

"A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador informa que após o deslizamento que ocorreu no último sábado (25) em Paripe, uma equipe foi direcionada para o local e removeu cerca de 74 toneladas de resíduos com auxílio de comboio (máquina retroescavadeira e caçambas trucadas). Posteriormente, também foi feita a lavagem de toda a área e instalação de lona nas áreas de risco mediante orientação da Codesal. 
Vale ressaltar que em casos de deslizamentos e demais intercorrências emergências durante o período chuvoso, a Limpurb atua conforme orientações da Codesal e demais esclarecimentos devem ser solicitadas ao órgão."

Confira a nota da Codesal na íntegra:


A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou vistoria no referido endereço, onde ocorreu deslizamento de terra (25/03), advindo de cota superior da encosta, atingindo o imóvel do requerente, causando danos materiais e instabilidade, condenando o imóvel, com perda de móveis e utensílios. A causa provável foi desague pluvial de grande intensidade advindo da via superior, vinda da 1° travessa Sérgio Olivaes.

Encaminhamentos: à Sedur para demolição total do imóvel; à Limpurb para limpeza da área e aposição de lonas plásticas; à Seman para construção de camaleão na 1° travessa Sérgio Olivaes, crista da encosta e avaliação de árvores com risco de tombamento e à Seinfra/Sucop para estudos de intervenções no local. Moradores foram encaminhados ao cadastramento do auxilio social.

Confira a nota da SEMPRE na íntegra:

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) comunica que as famílias atingidas pelas consequências das chuvas, na rua Salomé, no bairro de Paripe, foram atendidas pela equipe da Defesa Civil de Salvador (CODESAL). Os casos identificados dentro de perfil para recebimento de Auxílios como Moradia ou Emergência, estão sendo encaminhados para atendimento por essa pasta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp