Salvador
Publicado em 01/08/2023, às 19h49 Bernardo Rego e Victória Valentina
Um grupo de salva-vidas da Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa) divulgou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (1º) expondo as más condições de um dos postos de trabalho na praia do Corsário, em Salvador. Nas imagens, os profissionais mostram o local com buracos, que facilitam a entrada de água, além da falta de janela e o piso cedendo.
"Tem que ficar em pé dentro do posto porque não tem condição. Assim fica difícil. Não tem janela porque roubaram. Molhando tudo. E ainda tá cedendo aqui na frente. Vai cair a porra. A gente tá pedindo socorro e a prefeitura nada pra gente", desabafou um dos guarda-vidas.
Nas redes sociais da Abasa ainda é possível ver outro vídeo de denúncia de más condições gravado na praia de Stella Maris, em 5 de junho de 2022, pouco mais de um ano atrás, apontando os mesmos problemas.
Em contato com o BNews, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que "já iniciou o estudo técnico com levantamento dos postos da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), a serem construídos na orla da capital, que compreende o trecho de Jardim de Alah à Ipitanga."
Ainda de acordo com a Semop, a Secretaria de Manutenção (Seman) realizou manutenção de todos os postos, oferecendo melhores condições para os trabalhadores e população em 2022.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) já iniciou o estudo técnico com levantamento dos postos da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) a serem construídos na orla da capital, que compreende o trecho de Jardim de Alah a Ipitanga. Vale ressaltar que a área pertence à Marinha, para qualquer construção, é necessário uma autorização do órgão.
Em 2022, a Secretaria de Manutenção (Seman) realizou a manutenção de todos os postos, oferecendo melhores condições para os trabalhadores e população. A previsão da Prefeitura é que a licitação dos novos postos seja realizada até o final de 2023.
Recentemente, a Coordenadoria recebeu recebeu novos materiais e equipamentos para o fortalecimento das atividades. Foram adquiridos 15 pranchas, sete barracas móveis, 45 flutuadores e três viaturas, além de três motores de popa. Já está em fase de licitação a aquisição de 150 garrafões e 300 cadeiras.
A Prefeitura também concedeu a implementação do auxílio fardamento, que era uma reivindicação dos agentes.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Smartwatch top
som poderoso
Limpeza inteligente
Bom e Barato