Salvador

Virada Salvador: Ação de reciclagem promove geração de renda, inclusão social e cuidado com o meio ambiente

Imagem Virada Salvador: Ação de reciclagem promove geração de renda, inclusão social e cuidado com o meio ambiente
Neste ano atuam 50 catadores pertencentes à cooperativa de reciclagem e 150 autônomos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/12/2022, às 23h50 - Atualizado às 23h51   Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Com estimativa de recolher, por noite, duas toneladas de material reciclável, a Prefeitura de Salvador montou, como de costume, um espaço para atender os catadores durante as cinco noites do Festival da Virada, na Arena Daniela Mercury. Esse ano os cadastrados para o serviço também estão podendo vender as garrafas pets, plásticos e papelões encontrados no espaço, além, é claro, das latinhas.

Carlos Alberto Araújo, responsável pela cooperativa que está atuando no Festival, explicou como se deu o processo seletivo para atuar na festa. “ Como todos os anos, a Prefeitura faz um chamamento e convoca todas as cooperativas e elas participam. Aquelas que atendem aos critérios, que estão dentro do perfil estabelecido, entram. Esse ano nós fomos os únicos a atender aos critérios da Prefeitura. Entregamos a documentação, todos os relatórios com os planos de ação e estamos aqui”.

Carlos ressaltou que essa ação é relevante por diversos aspectos. “Esse trabalho é importante para o meio ambiente, para a inclusão social e para a geração de renda de pessoas que estão nem estado de vulnerabilidade. Para gente é muito importante fazer esse trabalho aqui no réveillon”, concluiu o responsável pela Coorperativa.

Neste ano atuam 50 catadores pertencentes à cooperativa e 150 autônomos. Ambos, após coletarem o material, o leva até uma das duas unidades, onde eles são pesados, recebem um ticket e já podem ir ao caixa receber o valor adquirido com os recicláveis.

Guilheme Eduardo é um desses catadores que estão atuando na festa. Ele conversou com o BNews e revelou que esse ano a organização está muito melhor que nas edições anteriores. “ Da última vez tinha tanta fila, que a gente só perdia tempo. Agora está mais rápido, funcionando bem”. Sobre o trabalho, o catado disse que o fluxo de pessoas está ajudando: Tá dando pra colher uma boa quantidade de material. Para quem aguentar ficar até amanhã vai ter bastante material.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp