Salvador

Virada Salvador: catadores retiraram 1,5 toneladas de material reciclável no primeiro dia de festa

Dinaldo Silva/BNews
Omar Gordilho, secretário da Semop, falou com exclusividade ao BNews sobre as ações do primeiro dia da Virada Salvador  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 29/12/2022, às 22h55   Luiz San Martin e Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Garantir que um ambiente que trafega milhares de pessoas esteja limpo é uma das funções da Limpurb; a empresa de limpeza que é administrada Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP). E esse trabalho tem sido bem executado, já que pelo menos na primeira noite de festa, 250 agentes de limpeza retiraram mais de 30 toneladas de lixo da Arena Daniela Mercury, onde ocorre o Festival da Virada Salvador.

“Nós estamos com mais de 250 agentes focados na limpeza da arena. Fora a arena, existe o réveillon em outras vias da cidade, são mais de 200 agentes para atender toda essa demanda. Nós fazemos a preparação da arena para o início do evento, às 7h as equipes entram fazendo toda a lavagem de todo o espaço, a coleta dos resíduos, para que a arena esteja preparada para quando o público chegar. Durante a permanência do público, nós temos equipes fazendo a varrição e a coleta”, disse Omar Gordilho, secretário da Semop.

Em relação à coleta seletiva e reciclagem, Gordilho contou que há uma cooperativa fazendo o serviço dentro da arena. No primeiro dia de festival, aproximadamente 1,5 toneladas de material reciclável foram coletadas.

“Nós temos uma cooperativa cadastrada, ela tem aproximadamente 77 catadores, onde somente ontem (quarta), coletou aproximadamente 1,5 toneladas de material reciclável. Nas coletas de resíduos, nós coletamos aproximadamente 35 toneladas”, falou o secretário.

Gordilho ainda reforçou o pedido para que os foliões auxiliem os agentes de limpeza no trabalho da coleta. “Nossas caixas estão todas espalhadas pela arena. Caixas de resíduos secos e úmidos, pedimos para que a população faça essa separação para facilitar a coleta, e busque a nossa papeleira, busque o local correto para fazer esse descarte, isso facilita muito a operação dos nossos agentes”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp