Eventos / São João

HGE registra 11 casos de queimaduras por bombas neste São João

Publicado em 23/06/2015, às 08h59   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Foram registrados no Hospital Geral do Estado, 11 casos de queimaduas por explosão de bombas do último sábado (20) até a manhã de segunda-feira (22). Ainda no mesmo período, houve registros de dois pacientes queimados relacionados aos festejos de São João. Até o momento não houve casos registrados no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus por conta de explosão de bomba ou queimadura ligada à pólvora.
O diretor do HGE, o médico André Luciano Andrade, no entanto, alerta que o número tende a crescer. “Levando em consideração os anos anteriores, a gente percebe que a maior procura por atendimento ocorre após o encerramento da festa. Enquanto os festejos acontecem, as pessoas usam paliativos e não procuram assistência médica. O resultado é a complicação do ferimento”.
Conforme explica o coordenador do CTQ, Carlos Briglia os primeiros cuidados em casos de queimaduras são importantes. "Em caso de queimadura, não devem ser usadas pomadas nem soluções caseiras. A região afetada deve ser lavada com água corrente e protegida com uma compressa úmida. Em seguida, o paciente deve buscar atendimento em uma unidade de saúde", recomenda.
No ano passado, entre os dias 22 e 24 de junho, a unidade de saúde atendeu 41 pessoas. Entre elas, 29 sofreram queimaduras diversas, incluindo fogos de artifício, e 12 estavam com ferimentos causados por explosão de bomba.  Já em 2013, a unidade registrou 45 atendimentos - 19 por queimaduras diversas e 26 por explosão de bomba.
Além do HGE, as vítimas também podem ser atendidas em várias Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) capacitadas para atender ocorrências de lesões consideradas leves.
Atualizada às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp