Eventos / São João

Candeias: Licor faz a cabeça do público e impulsiona vendas no Arraiá do Aconchego

Vagner Souza
Gratuita, a festa promovida pela prefeitura de Candeias terá neste sábado, como atrações principais, Jeanne Lima e Ferrugem   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 22/06/2019, às 21h08   Bruno Luiz



O mais tradicional é o de jenipapo. Mas o que não faltam são opções variadas de sabores para essa bebida que esquenta os corpos no frio invernal do São João. Seja de chocolate, pimenta, açaí, catuaba ou qualquer outro que você imaginar (acredite, tem de tudo), o licor tem um lugar cativo no coração daqueles que curtem os festejos juninos.

No Arraiá do Aconchego, em Candeias, não é diferente. Rodrigo Sena, por exemplo, veio de Salvador para curtir a festa na cidade e trouxe com ele, da capital baiana, um licor de cajá, o seu preferido.

Ele diz que tem sua "própria autoestima" e que não precisa beber para curtir, mas admite que nível etílico a mais no sangue trazido pelo licor torna a pessoa mais destemida nos paranauês da conquista. 

"A bebida incentiva, faz com que avance mais. Se eu passaria a quinta, passo a sexta. Licor também é uma bebida mais quente. São João é mais de inverno, então esquenta", afirma o soteropolitano, que saiu de Salvador à espera de acompanhar o show de Ferrugem em Candeias.

Bianca Barbosa diz que, na sua barraca, os sabores mais vendidos são de jenipapo, cajá e chocolate. O litro de qualquer um custa R$ 25. Como novidade para este ano, ela apresenta o que mistura açaí e catuaba.

"Catuaba tá na moda, né?", brinca a filha de Sandra Barbosa, que trabalha com barracas no São João há 20 anos. "Criei meus filhos aqui, dormindo no chão", conta a matriarca.

Na barraca de Regina Bordoni, o mais vendido também é o de jenipapo. Mas Tatiane Rangel, que trabalha como atendente no local, alerta que um sabor de um público mais elitizado, segundo ela, tem tido muita saída também: o de cajá.

"Cajá é mais para mais elite, pra classe média. O raiz, com menos condições sociais, toma jenipapo", diz ela, em uma assertiva análise sócio-econômica da coisa.

Tanto na barraca de Regina quanto na de Sandra, as bebidas vêm de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Elas dizem que estes são conhecidos como os melhores do estado.

Arraiá do Aconchego

Gratuita, a festa promovida pela prefeitura de Candeias terá neste sábado, como atrações principais, Jeanne Lima e Ferrugem. Neste domingo (23), é a vez de Leo Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp