Eventos / São João

Adelmário Coelho, Amadeu Alves e Bilial do Forró encerram Festival de Economia Solidária

Divulgação
Evento é incentivo para manter comercialização de empreendedores solidários na Bahia em meio à pandemia e agrega tradições juninas   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/06/2020, às 22h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O arraiá do Festival São João da Minha Terra encerrou nesta quarta-feira (24), com artistas baianos ícones do forró como Adelmário Coelho, Amadeu Alves e Bilial do Forró. Os internautas foram contemplados também com dicas culinárias de chefs gastronômicos Bela Gil, Guga Rocha e Rosa Gonçalves destacando em suas receitas os produtos de empreendimentos econômicos solidários da Bahia.

Regado a forró com um repertório de arrasta-pé e dicas gastronômicas, o evento levou alegria ao público de casa que contou ainda com a apresentação do ator Jackson Costa oferecendo arte e informação.

Amadeu Alves e Bilial do Forró iniciaram o xote ao som de ‘Pé de Serra a Beira Mar’ com direito a zabumba, sanfona, viola e triângulo. Dois artistas que uniram seus talentos em prol do Festival de Economia Solidária. A Nação Forrozeira foi comandada por Adelmário Coelho que valorizou a cultura regional e trouxe em seu repertório o forró tradicional. 

Bela Gil, Guga Rocha e Rosa Gonçalves deram dicas em receitas para as famílias fazerem em suas casas, tudo com produtos da economia solidária dos 15 territórios de identidade da Bahia atendidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols). 

Guga Rocha lembrou a culinária de sua avó deixando o público com água na boca com a torta aveludada. Já Rosa Gonçalves mostrou o passo a passo de um saboroso pernil de cordeiro com farofa. Bela Gil apresentou a carne de jaca com beiju de clitória mostrando mais uma possibilidade de prato com itens da economia solidária da Bahia. 

Durante a live foi destacada a história dos Cesols de Salvador, Região Metropolitana (Lauro de Freitas), Litoral Sul, Baixo Sul e Recôncavo da Bahia exibindo as pessoas que integram a base da economia solidária, os empreendedores. 

Os Cesols são equipamentos da política pública do governo do estado da Bahia, maior incentivador no Brasil para a o segmento da Economia Solidária. O Festival é uma das ações concretizadas por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), fruto de edital lançado em 2019. 

Comercialização - O evento segue com o “novo normal”, com a nova configuração da sociedade que alcança os empreendedores solidários motivando-os à reinvenção com a comercialização virtual. Os produtos podem ser adquiridos nos respectivos territórios de identidade do estado pelo site www.festivalecosolba.com.br. 

Após a pandemia, a expectativa é que alguns produtos sejam escoados para municípios de outros territórios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp