Eventos / São João

Bombeiro alerta para riscos de queimaduras e revela como agir nestes casos

Imagem ilustrativa / Jeferson Silva
O especialista lembrou que os cidadãos não devem saltar fogueira ou usar fogos que possam oferecer riscos de queimaduras  |   Bnews - Divulgação Imagem ilustrativa / Jeferson Silva

Publicado em 23/06/2023, às 11h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Não pule fogueiras! Essa recomendação é dada pelo especialista em Atendimento Pré-Hospitalar e coordenador do Centro de Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros, capitão Gilvan Rodrigues, para baianos e turistas que vão curtir os festejos juninos, a partir desta quinta-feira (21), em diferentes cidades do interior do estado e na capital.

O bombeiro explica que a famosa brincadeira pode representar risco e provocar graves queimaduras. "A pessoa pode achar que conseguirá, mas pode cair no fogo e se machucar severamente", explicou o profissional.

Outro alerta importante do CBMBA é a atenção ao escolher fogos de artifício para os pequenos. Artefatos inapropriados também podem gerar machucados.

O socorrista também ensina a identificar o grau da queimadura para o tratamento correto e eficaz.

"Queimaduras de 1⁰ grau geram uma vermelhidão e dor. Neste caso o indicado é colocar o local em água corrente e em temperatura ambiente para resfriar", frisou.

A mesma conduta não é recomendada em casos mais graves. As queimaduras de segundo grau geram dor e bolhas. Nestas ocorrências, resfriar a área, cobrir com um pano limpo e úmido e seguir para o hospital. "Nunca se deve romper a bolha, pois ela pode ser porta de acesso para infecções", frisou.

O profissional também citou alguns dos itens que não devem ser colocados nas queimaduras: pasta de dente, parafina, graxa, ovo, manteiga e outros.

A lesões de terceiro grau provocam menos dor já que atingem as terminações nervosas. Em situações deste tipo, deve-se proteger a área e levar a vítima imediatamente ao hospital sem resfriar o local para evitar o choque térmico violento.

O oficial lembrou que a corporação estará atenta nos eventos para atender todo o público baiano. "Esperamos que nada aconteça, mas estaremos presentes para auxiliar o cidadão", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp