Saúde

Salvador em alerta por suspeita de surto de meningite

Publicado em 05/04/2011, às 18h48   Redação Bocão News



A partir da suspeita de que 75 pessoas da Escola Professor Afonso Temporal, em Valéria, de contaminação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador deflagrou estado de alerta diante da possibilidade de um surto de meningite na capital baiana. Os dados parciais indicam que apenas 20% do público alvo foram vacinados durante a campanha de vacinação realizada no ano passado. A resistência parte principalmente dos jovens que têm de 20 a 24 anos.

De acordo com os órgãos de saúde daBahia, 140 pessoas da área da escola onde foram registrados três casos, inclusive com uma morte, receberam o tratamento a base de antibióticos – denominado quimioprofilaxia – como forma de prevenção contra a meningite meningocócia. Os primeiros sintomas da doença são febre, pescoço dolorido, manchas avermelhadas na pele, vômito, confusão mental e nuca enrijecida.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria transmitida por meio do contato próximo entre as pessoas. O tratamento deve ser conduzido por médicos e consiste no uso de antibióticos. As informações são da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp