Saúde

Sem remédio para anemia falciforme, associação realiza manifestação

Publicado em 22/12/2014, às 11h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes (Abadfal) realizou uma manifestação, na manhã de hoje (22), uma manifestação com o objetivo de denunciar a falta de um medicamento para a anemia falciforme.
O movimento aconteceu em frente à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e serviu para chamar a atenção da Secretaria pela ausência do medicamento hidroxiureia, disponível gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em falta desde junho deste ano. 
De acordo com a entidade, o laboratório emitiu no último mês de outubro, um comunicado informando a falta do mesmo. O Ministério Público Estadual (MPE) já ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar para antecipação de tutela, contra o Estado da Bahia, para que a situação seja resolvida. 
Segundo inquérito civil instaurado pela promotora de Justiça Luiza Gomes Amoedo, a Sesab chegou a interromper o fornecimento do remédio à Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba), responsável pela distribuição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp