Saúde

Feira de Santana: Hospial Clériston Andrade investiga excesso de atestados

Publicado em 09/01/2015, às 06h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A direção do Hospital Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, investiga o número excessivo de atestados de saúde apresentados por médicos, enfermeiros e técnicos, de acordo com informações do G1 Bahia. No total, são mais de dois mil documentos recebidos pela direção do hospital, sendo que só nos últimos três meses são 700 casos. Entre eles, tem casos em que o profissional de saúde apresentou a licença médica e foi flagrado em postagens em redes sociais em locais como praia, por exemplo, informa a diretoria.
"Todo atestado nós vamos mandar para Siast [Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador], que é onde nós fazemos a entrada dos atestados, e qualquer atestado que nós tivermos dúvida, nós vamos mandar para o Cremeb [Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia] para que seja analisado se é verídico ou não é. Tem casos em que eles botam [nas redes sociais]. Apresentam o atestado e aparecem em redes sociais com fotografias. E nós não aceitamos esse atestado", afirmou José Carlos Pitangueira ao site.
Depois da clínica médica e da clínica cirúrgica, o setor de emergência é o mais prejudicado pelo número excessivo de atestados médico. Só no final de semana, a diretoria do hospital recebeu mais 11 atestados.
O HGCA tem quase dois mil funcionários, entre administrativos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, responsáveis diariamente por mais de 300 procedimentos de saúde. Por plantão, o hospital mantém equipe com mais de 60 especialistas. Destes, 20 são médicos.
O que tem preocupado a diretoria é que muitos profissionais se ausentam dos plantões sob a alegação de problemas de saúde, deixando de comparecer ao trabalho, principalmente aos finais de semana e durante os períodos de festa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp