Saúde

Foliões poderão realizar testes para detecção de HIV durante carnaval

Publicado em 07/02/2015, às 09h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, juntamente com os titulares da pasta no Estado, Fábio Villas Boas, e Município, José Antônio Rodrigues Alves, além do cantor Carlinhos Brown e da produtora Flora Gil, participaram neste sexta-feira (06) do lançamento oficial do Projeto Fique Sabendo, no Museu du Ritmo, no Comércio. 
Com o mote #PartiuTeste, a estratégia visa incentivar durante o carnaval, a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DST's) através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado a partir do sábado (14) até terça-feira (17), sempre das 09 às 21 horas, em dois postos: na Rua Marquês de Leão, na Barra, e na Praça Municipal, no Centro Histórico.
A iniciativa faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a folia momesca.
Durante a abertura, Arthur Chioro destacou a importância da participação das três esferas de governo na luta contra às DST's e Aids. "É fundamental a união de esforços da União, Estado e Município tanto no sentido de alertar o folião sobre o uso da camisinha, quanto na oferta do teste sorológico através do Fique Sabendo", explicou o ministro destacando que o procedimento é seguro e sigiloso, sendo realizado com apenas uma gota de sangue. Os resultados ficam prontos em 30 minutos.
O secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, exaltou a rede de cuidado mantida pelo município para o acolhimento dos casos positivos. "As unidades do Fique Sabendo contam com uma equipe multidisciplinar composta por infectologistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Os usuários com sorologia positiva serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos", explicou o gestor. 
Dados - Dados do Ministério da Saúde indicam que, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Para o enfrentamento, a Secretaria Municipal da Saúde mantém um plano estratégico para contenção da doença durante o ano inteiro na capital. Em 2014, foram registrados 607 novos casos de Aids na capital baiana.
Visando ampliar o acesso do cidadão ao diagnóstico precoce como forma de quebrar a cadeia de transmissão do HIV e DST'S, a atual gestão municipal aumentou o número de unidades básicas que realizam a testagem para HIV/AIDS, sífilis e hepatites, com resultados divulgados em 30 minutos, de 33 no início de 2013, para 96 postos que oferecem o serviço atualmente.
Nesses postos, o paciente recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhado para o serviço especializado - CTA Marymar Novais, no Dendezeiros; e Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade - onde receberá os cuidados necessários e antirretrovirais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp