Saúde

Novo método de teste para chikungunya mostra resultado em 20 minutos

Publicado em 10/03/2015, às 17h16   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, apresentou nesta terça-feira (10) um novo método para diagnóstico de pacientes com suspeita de Chikungunya. Antes, o resultado do exame para saber se a vítima estava com a doença saía em 60 dias. Agora, o tempo será de 20 minutos com uma precisão de 99,8%.
"O teste rápido será feito à beira da cama do paciente com uma gota de sangue, como se fosse um simples teste de glicemia, através de química seca e o aparelho dirá se é positivo ou negativo para a doença", detalhou o secretário.
O titular da pasta lembrou ainda a redução de custo para a realização do exame. "Tínhamos um custo de mil reais por paciente para detectar a doença. Com isso o custo vai cair para 50 reais", apontou. 
Inicialmente, o teste é válido apenas para diagnóstico da Chikungunya, mas segundo o infectologista Roberto Badaró, a Sesab já está aperfeiçoando o mesmo método lançado para a Chikungunya e deve, em algumas semanas, diagnosticar casos de dengue.
“Nós vamos capacitar agentes comunitários para atuar em campo. Inicialmente serão 100 equipamentos disponíveis", explicou Vilas Boas.
Publicada no dia 10 de março de 2015, às 09h45

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp