Saúde

Erro em processo de regulação inviabiliza internamento de idoso

Publicado em 18/06/2015, às 08h41   Eliezer Santos (Twitter: @eliezer_sj)


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o último dia 30 de maio, a família do idoso Wellington do Nascimento Araújo, 84 anos, enfrenta uma verdadeira maratona nas unidades de saúde em busca de tratamento médico para a bronquio-pneumonia na rede pública de saúde.
Acamado em casa há mais de dois anos no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, ele teve piora no quadro clínico e só conseguiu vaga na UPA de Itapoan, onde permaneceu internado por 18 dias à espera da regulação. Mas quando finalmente ela aconteceu, na tarde desta quarta (17), os familiares tiveram mais uma desagradável surpresa. 
O Hospital Alayde Costa, no bairro de Escada, no subúrbio ferroviário, para onde ele foi enviado, se recusou a recebê-lo. Em contato com o Bocão News, o médico plantonista do hospital, dr. Luiz Felipe, explicou que, sob orientação do diretor do hospital Paulo Pimenta, a unidade não aceita pacientes com “úlcera de pressão de grau 3”, identificadas somente na entrada, por não ter “material do curativo e centro cirúrgico”.
Com a negativa, o idoso foi enviado de volta para a UPA de Itapoan, onde aguardará nova regulação. Segundo Samara Araújo, neta do paciente, durante o tempo em que ele esteve na UPA a família teve que comprar com recursos próprios os materiais usados em curativos, medicamentos e até alimentação. Ela salientou, porém, que atendimento oferecido pelos médicos e enfermeiros foi muito bom.
Publicada no dia 17 de junho de 2015, ás 22h

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp