Saúde

Hospital Espanhol recebe proposta para reativação

Publicado em 10/09/2015, às 13h17   Leo Barsan (Twitter @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dia após completar 365 dias fechado, o Hospital Espanhol começou a dar sinais de vida. Na manhã desta quinta-feira (10), a Real Sociedade Espanhola recebeu uma proposta de reativação da unidade hospitalar, segundo uma fonte ligada à entidade beneficente. O nome do grupo interessado é mantido em sigilo.

“O conselho de administração esteve reunido hoje de manhã e recebeu a proposta de um grupo consolidado e bastante conhecido. Só não posso revelar o nome da empresa por questões de confidencialidade”, assegurou a fonte. No entanto, ainda não há prazo para que o hospital seja reaberto. Nesta quarta-feira (9), o Bocão News mostrou a atual situação do equipamento fechado há um ano.

As informações dão conta de que a proposição atende a todos os critérios estipulados pela Real Sociedade Espanhola: os direitos dos sócios, trabalhistas, de fornecedores, além da manutenção da operação hospitalar. “Atende, inclusive, os contratos mais críticos referentes aos empréstimos contratados com a Desenbahia e a Caixa Econômica Federal”, segredou a fonte.

Segundo ela, os conselheiros da Real anteciparam votos favoráveis à proposta. “Falta agora aval das secretarias estaduais de Administração e Saúde. O Estado ficou de se pronunciar na próxima semana. A partir desse parecer, inicia-se um trabalho com a perspectiva de reabertura”, contou.

A reportagem procurou o advogado da Real Sociedade Espanhola, Washington Pimentel, que disse não poder fornecer detalhes, mas confirmou que a entidade recebeu uma “carta de intenções” na manhã desta quinta-feira. O Bocão News também procurou a Saeb e a Sesab para ter mais informações, mas as secretárias ainda não responderam.

No próximo dia 25, está prevista uma audiência de acordo global na sede do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia. De acordo com o órgão trabalhista, existem, em média, 1,7 mil processos de ex-funcionários em trâmite. Em abril, foi estimado um débito de R$ 20 milhões, mas o TRT-BA não estipulou o valor atualizado.

Compra do hospital

Durante entrega de obra de contenção de encostas em São Cristóvão, nesta terça-feira (8), o governador Rui Costa afirmou que a reabertura do Hospital Espanhol está em negociação com, ao menos, três empresários.

"Tive reuniões recentes com três empresários que têm interesse em fazer investimento na compra de hospitais aqui. Estão (os empresários) negociando com os credores, entre eles, a Caixa e a Desenbahia, que fizeram aportes expressivos. Estamos procurando o melhor formato para quitar as dívidas trabalhistas e nosso objetivo é que seja aberto para a Saúde e não entregue à especulação imobiliária. Aquela unidade garante a geração de mais de cinco mil postos de trabalho. Estamos dialogando e o mais breve possível teremos uma solução encontrada", disse o chefe do Executivo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp