Saúde

Projeto "Fique Sabendo" já examinou 70 e detectou duas pessoas com HIV

Publicado em 13/09/2015, às 18h40   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma unidade móvel do projeto "Fique Sabendo" da secretaria municipal de Saúde de Salvador está realizando testes rápidos de HIV, que detecta a Aids e Sífilis, desde 9 horas na praça do Campo Grande, onde inicia o desfile da 14ª edição da Parada Gay de Salvador, neste domingo (13).
Segundo a coordenadora da rede municipal de laboratórios, Olivete Borba, até às 15 horas deste domingo mais de 70 pessoas realizaram testes e foram detectados dois HIV's soros positivos e quatro exames deram resultados positivos para sífilis. Para Olivete, até o momento, os números estão dentro da média natural em eventos."O projeto acontece com mais força em eventos como o Carnaval, que é o que tem maior movimentação. Hoje estamos com resultados dentro da média esperada para eventos e concentrações como a de hoje", avalia.
Após o resultado, as pessoa com doenças detectadas são encaminhadas para unidades especializadas em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Uma das pessoas que foram à unidade móvel fazer os testes rápidos, foi o produtor de eventos Adelson França Santos, de 33 anos. Ele destacou a facilidade que a unidade móvel trouxe. "É sempre bom saber como está a nossa saúde, Independente de com quantas pessoas nos relacionamos. Essa unidade móvel facilitou bastante, pois no dia a dia a gente termina esquecendo de fazer exames como esse", comenta Adelson.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp