Saúde

Separadas em cirurgia, gêmeas siamesas baianas estão em estado grave

Publicado em 16/01/2016, às 19h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



As gêmeas siamesas Júlia Neves e Fernanda Neves, naturais de Itamaraju, no sul baiano, precisam de doações de sangue para a recuperação da cirurgia de separação que fizeram no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. A unidade de saúde informou, em boletim divulgado, que o estado de saúde de Fernanda é gravíssimo. Já o de Júlia Neves, segue grave.
As gêmeas, que passaram por cirurgia de separação na última quarta-feira (13), na unidade, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HMI e respiram com a ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta.
As irmãs eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e uma membrana do coração. A cirurgia de separação pela qual as gêmeas foram submetidas correu bem, sem nenhuma intercorrência, segundo o hospital. "O procedimento aconteceu em tempo recorde. Teve início às 8h30min e terminou às 14h", diz nota do HMI. “Nós conseguimos operá-las em um tempo breve. É um trabalho de equipe, e nós estamos juntos desde 2000. Todos já conhecem o passo a passo do que pode ocorrer. A equipe é fundamental em uma cirurgia desse porte”, ressaltou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil. 
Como ajudar – O HMI e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) pedem que a população doe sangue O+ para as meninas, para ser utilizado no período de recuperação. As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, localizado na Avenida Anhanguera n° 5.195, Setor Campinas, na capital goiana, entre 8h e 17h, em nome de Júlia e Fernanda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp