Saúde

Ufba promove debate sobre situação da assistência obstétrica e neonatal na Bahia

Publicado em 27/01/2016, às 13h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma sessão pública para discutir a atual situação da assistência obstétrica e neonatal no estado da Bahia será realizada na próxima segunda-feira (1º), às 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela. Os pontos que estão na pauta sobre o assunto são a superlotação das maternidades, falta de estrutura física, sobrecarga de profissionais e os riscos à saúde de mães e bebês.
"É extremamente preocupante o comprometimento da qualidade da assistência e do ensino prestados na Maternidade Climério de Oliveira, hospital-escola vinculado à universidade federal, devido a constante superlotação da unidade. Por consequência, pacientes permanecem indevidamente internadas em macas, poltronas de acompanhantes, cadeiras, leitos de exames e salas de parto, com grave risco de dano e morte ao binômio mãe e filho. Temos notícias de que esta situação se replica em outras maternidades. Em virtude da grave realidade, com pacientes, equipe assistencial, instituição e gestores expostos às vulnerabilidades de ordem assistencial, administrativa, cível e penal é que propusemos esse encontro para um amplo debate na busca de propostas para resolver ou minimizar estes riscos", justificou o reitor da Ufba, João Carlos Salles, que propôs a realização da sessão pública e que coordenará os debates.
Segundo a organização, foram convidados para o encontro secretários de saúde do estado e município, diretores de maternidades e profissionais de saúde, além de representantes de conselhos, associações e sindicatos ligados ao tema.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp