Saúde

Por dia, 7 mil pessoas são contamidas pela AIDS

Publicado em 04/06/2011, às 17h03   Redação Bocão News



No domingo (5), completam 30 anos da descoberta do virus da AIDS. Um informe das Nações Unidas, divulgados em função da data, trazem número assustadores.

Cerca de 7 mil pessoas são infectadas pelo virus a cada dia, ao mesmo tempo em que a metade das 34 milhões de pessoas com o HIV não sabem que são portadoras, diz o informe.

Segundo o programa da ONU para a luta contra a doença (Onuaids), há uma necessidade urgente de que sejam criados mais projetos inteligentes para consolidar as conquistas na luta contra a Aids e o HIV.

Segundo o portal R7, o informe destacou os avanços espetaculares ocorridos nos últimos 30 anos, desde que epidemiologistas americanos, num estudo publicado em 5 de junho de 1981, descreveram os casos de cinco jovens homossexuais que tiveram o sistema imunológico destruído.

Apesar dos avanços, de acordo com a Onuaids, cerca de 34 milhões de pessoas vivem com o HIV - segundo dados de 2010 - e cerca de 30 milhões morreram em decorrência da doença nas últimas três décadas.

A taxa de novas infecções do vírus da Aids, no entanto, tem diminuído. Além disso, ao final de 2010, 6,6 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento nos países emergentes. Isso equivale a um aumento de 1,4 milhão de pessoas em 2009 e de 22 vezes em relação a 2001.

O balanço global está muito abaixo da meta de "acesso universal" que as Nações Unidas estipularam em 2010. Este prazo passou e deixou outras 9 milhões de pessoas infectadas que continuam necessitando de tratamento.

Informações R7

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp