Saúde

Unidade de queimados é inaugurada em Santo Antônio

Imagem Unidade de queimados é inaugurada em Santo Antônio
O Hospital do município deve receber as vítimas do interior  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/06/2011, às 21h08   Secom



Com a proximidade dos festejos juninos, o número de pessoas vítimas de queimaduras aumenta por conta do manuseio com fogos de artifício. Pensando em prestar um serviço qualificado e prevendo uma elevação dessas ocorrências nesse período foi inaugurada, nesta sexta-feira (10), a 261 quilômetros de Salvador, a unidade de queimados do Hospital Regional Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).

O novo setor conta com dez leitos, duas enfermarias, uma sala de isolamento, sala de cirurgia exclusiva equipada com banheira, uma sala de curativos sob sedação e um posto de enfermagem.

A unidade, que funcionava na Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, foi transferida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o HRSAJ por oferecer recursos médicos mais avançados, evitando a transferência de pacientes para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital.

“Tivemos um impacto quando implantamos uma unidade de queimados em Cruz das Almas porque, infelizmente, essa região tem um número significativo de queimaduras com fogos de artifício. Em Santo Antônio vamos ter condições para atender esses casos, pois o hospital tem o suporte de outras especialidades”, explicou o secretário Jorge Solla.

Ainda segundo Solla, foram investidos aproximadamente R$ 500 mil em equipamentos e adequações físicas e cerca de R$ 100 mil serão aplicados por mês para custeio da unidade. Em menos de dois anos de inauguração do hospital, esse é o segundo serviço implantado, sendo o primeiro, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o coordenador da unidade, Carlos Briglia, a ideia é que a estrutura seja utilizada como um filtro de Salvador. “O tratamento era muitas vezes interrompido, pois os casos graves tinham que ser removidos para a capital. Agora, será possível dar uma assistência, pois o hospital regional vem se preparando para se tornar um grande centro de referência”. Ele garantiu que até o final do ano o centro estará em plena carga de agilidade.

Para a auxiliar de enfermagem, Edna Miranda, 50 anos, a unidade de queimados possibilitará o acompanhamento do paciente, que não precisará se deslocar. “O sofrimento se alongava porque as vitimas passavam muitas horas na estrada. Com a instalação, a recuperação se dará mais rapidamente, minimizando a situação do queimado”.

Estrutura - O HRSAJ foi inaugurado em dezembro de 2009, conta com 136 leitos, distribuídos nas enfermarias de pediatria (33 leitos), clínicas cirúrgica (51 leitos) e médica (36 leitos), psiquiatria (6 leitos) e UTI geral adulto (20 leitos). Dispõe de centro cirúrgico, Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA), Central de Material Esterilizado (CME), serviços de farmácia, lavanderia, almoxarifado, nutrição, manutenção geral e arquivo.

Foto: Adenilson Nunes/Secom

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp