Saúde

Portadora de lúpus crônico sofre sem medicação e Sesab garante regularização

Publicado em 17/05/2016, às 08h35   Tiago Di Araújo



Há quatro meses, Maria das Graças dos Santos, de 58 anos, moradora do bairro de Conjunto Pirajá, vive um drama. Portadora de lúpus crônico, ela está sem receber medicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e não tem condições de comprar o remédio, considerado de alto custo. Em contato com o Bocão News, dona Maria contou que uma caixa com 30 comprimidos do Hidroxicloroquina de 400mg custa R$ 150.
Ainda de acordo com a senhora, a medicação já é utilizada há cinco anos e nos últimos dois tem retirado no hospital Ernesto Simões. Porém, há quatro meses, foi informada pela equipe da unidade de saúde que o remédio está em falta, sob alegação de que o fornecedor ainda não tinha autorizado a compra. A última vez que recebeu a medicação foi no dia 27 de janeiro.
Em contato com a reportagem do Bocão News, a Sesab admitiu a falta da medicação, mas garantiu que será disponibilizada até o começo do mês de junho. "De acordo com a Superintendência de Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia (Saftec), os estoques serão regularizados em até 20 dias. O processo de aquisição já foi empenhado e aguarda entrega do fornecedor", explicou através de nota. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp