Saúde

São Rafael tem certificado de filantropia negado; SUS pode ser prejudicado

Publicado em 02/06/2016, às 15h54   Caroline Gois (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os atendimentos do Sistema único de Saúde (SUS) do Hospital São Rafael estão ameaçados. Isso porque, o certificado de filantropia foi negado à instituição. Em divulgação no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde informa que o certficado não foi renovado, abrindo assim uma chamada pública para que se obtenha justificativas das ações filantrópicas do São Rafael.
A análise e a decisão dos requerimentos de concessão ou de renovação do CEBAS (certificados das entidades beneficentes de assistência social) são apreciadas no âmbito dos Ministérios da Saúde e valem como garantias na atração de investimentos e credibilidade.
Por conta disso, uma fonte do site Bocão News trouxe à tona a possibilidade de, caso se mantenha negado o certificado, o hospital possa deixar de receber investimentos, implicando assim nos atendimentos e ações de responsabilidade social executadas pelo São Rafael. Entre elas estão o Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro, a Missão Barra, Nova ESperança, Samaratino e Pelicano.
Desta forma, o Ministério da Saúde, através da entidade Monte Tabor abriu uma chamada pública para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas, por meio do endereço eletrônico: www.saude.gov.br/cebas-saude.
Através de nota enviada ao Bocão News, o Hospital São Rafael explica que o processo de chamada para manifestação pública sobre o Monte Tabor acontece também para várias outras instituições de saúde, não só da Bahia, como do restante do Brasil. Trata-se de um dos instrumentos utilizados pelo Ministério da Saúde para comprovação da relevância dos serviços oferecidos pelas instituições filantrópicas. As manifestações devem ser feitas, em caráter voluntário, por associações, ONGs e demais entidades representativas da sociedade civil, por meio de campo específico no site do Ministério da Saúde. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp