Saúde

Novos hospitais filantrópicos aderem à campanha contra o subfinanciamento do SUS

Publicado em 09/07/2016, às 13h21   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns dos maiores hospitais filantrópicos baianos se uniram em uma campanha para alertar a população e os governantes sobre a grave situação de endividamento que se encontram devido ao subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).  A campanha "SOS Saúde da Bahia" recebeu a adesão, na sexta-feira (8), das Santas Casas de Misericórdia de Itabuna, Poções e Vitória da Conquista, que se juntaram ao Hospital da Criança Martagão Gesteira e às Santas Casas de Misericórdia de Nazaré, Valença e Cruz das Almas. Eles representam uma amostra significativa dos hospitais filantrópicos do estado, que também vivenciam a crise.
As entidades pedem ajuda para que os valores repassados pelo SUS cubram o custo dos procedimentos realizados para que não venham a suspender serviços essenciais à população. Por exemplo, a Santa Casa de Cruz das Almas realizava uma média de 12 mil procedimentos mensais antes de fechar em 2014.
Para reabrir, embora reformada e tendo firmado contrato com a prefeitura local, precisa de acordo com o Estado, que até o momento não assinou documento para repasse de cerca de R$ 300 mil/mês. A população de Poções corre o risco de ver essa realidade acontecer também: atualmente realiza esse mesmo número de procedimentos.
Já a população de Nazaré, Valença e Vitória da Conquista, pode ver reduzidos 12 mil, 20 mil e 34 mil procedimentos mensais, respectivamente. Em Itabuna, o impacto pode ser ainda maior: 66 mil procedimentos por mês deixariam de ser realizados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp