Saúde

Ampliação do Cárdio Pulmonar vai gerar 232 leitos em 2018

Publicado em 13/07/2016, às 23h12   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Cárdio Pulmonar, situado na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador, vai ampliar de 56 para 232 o número de leitos, quando concluir em 2018 as obras de reforma e ampliação.

A unidade conta com um investimento de R$ 180 milhões, vindos de recursos próprios e de financiamento do Banco Votorantim, e passará a ocupar uma área de 30 mil metros quadrados. Após a reforma, o hospital deve gerar 900 vagas empregos.

Durante as obras, o hospital não sofrerá qualquer interrupção no atendimento. Uma estrutura, fluxo e acessos independentes foram criados para manter a unidade em pleno funcionamento, realizando os atendimentos com a mesma qualidade, segurança e humanização.

O empreendimento conta com a consultoria do Sesi/Senai para prevenir acidentes, garantir segurança no trabalho e minimizar eventuais transtornos e impactos de vizinhança. O plano de expansão do Cárdio Pulmonar conta ainda com a consultoria do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Além de dispor de um heliponto para acesso em situações de emergências e transporte de pacientes, a Emergência terá uma capacidade de atendimento três vezes maior, passando de 16 para 45 leitos.

Duas unidades de hemodinâmica e dez salas cirúrgicas foram projetadas para o novo hospital, incluindo sala de cirurgia híbrida, para realização de procedimentos que requeiram recursos de laboratório de hemodinâmica. Duas salas cirúrgicas foram dimensionadas para procedimentos especiais, inclusive cirurgia robótica.

A ampliação do Hospital Cárdio Pulmonar tornou-se possível graças ao arrendamento de um terreno vizinho ao hospital, pertencente à Arquidiocese de Salvador e à implantação do Centro Médico, em um prédio próximo. Para o Centro Médico foram transferidos os serviços de consultórios de diversas especialidades, além de setores de diagnóstico e tratamento.

Embora criado com foco no atendimento de Cardiologia e Pneumologia, o então Instituto Cárdio Pulmonar gradativamente passou a incorporar especialistas diferenciados e hoje conta com diversas outras especialidades clínicas e cirúrgicas que dão sustentação ao tratamento integral dos pacientes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp