Saúde

Hospital Santa Izabel reduz vagas para residentes e médicos protestam

Publicado em 03/09/2016, às 06h27   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Santa Izabel decidiu, na quarta-feira (31), reduzir de 44 para 18 leitos os leitos de internamento de clínica médica do Sistema Único de Saúde (SUS). 
A decisão, no entanto, não foi bem recebida por residentes de Clínica Médica da unidade. Em carta aberta, eles arguem que a medida “desfalca ainda mais a nossa já agonizante Saúde pública”. 
“Em 31/08/16, sem prévio aviso, fomos informados sobre a redução de 44 para 18 leitos, que agora só assistirão a população proveniente do ambulatório do hospital, privando aqueles que aguardam por vaga nas emergências públicas do estado. Com nossa taxa atual de internamento, isto significa redução de mais de 100 internamentos ao mês. Caso a situação se arraste por um ano, o hospital internará 1200 pacientes a menos, comparado ao ano anterior”, explica, no documento. 
De acordo com os médicos, “esta redução de leitos fere os princípios da Santa Casa, as chamadas obras de misericórdia inspiradas em São Tomás de Aquino, firmadas séculos atrás na sua criação”. 
“O hospital Santa Izabel é por definição uma instituição filantrópica, que recebe isenções fiscais do governo e recebe repasses de verbas públicas do SUS para custear o atendimento de pacientes internados. Além disso, a enfermaria São Cristóvão foi reformada no ano de 2015 para abrigar os leitos de clínica médica do SUS, custeada com apoio de políticos do estado, visando à assistência das populações mais necessitadas. Sendo assim, tais leitos não são caridade da Santa Casa”, apontam. 
Outro lado – Contatada pelo Bocão News, a Santa Casa da Bahia afirmou que irá alterar alguns leitos do SUS do Hospital Santa Izabel, “visando também aumentar o atendimento a pacientes cirúrgicos oriundos do SUS”. “Cabe ressaltar que a decisão não afeta em nada o número de atendimentos de pacientes SUS e tampouco afeta o programa exitoso de residência do Hospital, já que possuímos outras unidades onde os residentes poderão ser orientados. Importante esclarecer ainda que qualquer definição sobre leitos contratualizados com o SUS é sempre tomada de forma bilateral”, justificaram. 
A Santa Casa disse manter, ainda, o “compromisso na prestação de serviços em saúde nos níveis de excelência reconhecidos em toda a comunidade médica da Bahia”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp