Saúde

Laboratório baiano apresenta testes rápidos para diagnóstico de zika vírus

Publicado em 15/11/2016, às 08h26   Redação Bocão News



Testes rápidos produzidos na Bahia para diagnóstico do zika vírus ganharam destaque internacional durante uma feira mundial de artigos de saúde, a Medica Trade Fair, que acontece em Dusseldorf, na Alemanha. 

O exame foi elaborado pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), laboratório farmacêutico público vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), e primeiro no Brasil a participar da feira como expositor.

Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o maior interesse partiu de representantes de países que já sofrem com surtos da doença. “Foi notável a presença de visitantes do sudeste asiático, em especial da Malásia e da Tailândia, em busca de informações sobre o teste e sobre possíveis acordos comerciais”, afirma. “Nosso objetivo no evento é iniciar parcerias internacionais que possam trazer benefícios para a Bahia e para o Brasil”.

Além do secretário, integram a comitiva que participa da Medica Trade Fair o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e o diretor de Operações do laboratório, Felippe Rebouças. Nesta segunda-feira, eles também receberam as visitas do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e do diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis) do MS, Rodrigo Silvestre.

“Os kits para diagnóstico rápido da Bahiafarma, em especial os de diagnóstico de infecção por Zika Vírus (Zika IgG / IgM Combo e Zika NS1), estão chamando a atenção da comunidade médica internacional tanto por causa de sua grande qualidade, demonstrada em diversas avaliações, como as realizadas pela Anvisa e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), quanto pelo custo mais baixo que os de outros testes disponíveis no mercado hoje”, afirma o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

Após o encerramento do evento, na próxima quinta-feira (17), representantes da Bahiafarma e o secretário Fábio Vilas-Boas se reunirão com diretores de importantes organizações internacionais, com pauta centrada nos dispositivos de diagnóstico do Zika Vírus.

Também haverá encontros com a direção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Genebra, na Suíça, e com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Copenhague, Dinamarca.

Publicada no dia 14 de novembro de 2016, às 19h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp