Saúde

Ação “Erradicando o Pé Torto no Brasil” atende 60 crianças nesta sexta (31)

Publicado em 30/03/2017, às 19h25   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro Médico Cárdio Pulmonar vai sediar, nesta sexta (31), das 7h às 12h, e sábado (1), das 7h às 18h, uma parte da etapa prática do programa de treinamento “Erradicando o Pé Torto no Brasil Rotary – Ponseti Internacional”. Direcionada a médicos ortopedistas, a capacitação utiliza o Método Ponseti, desenvolvido pela Universidade de Iowa (EUA) e adotado mundialmente para o tratamento de crianças com a deformidade congênita, a partir de leves manipulações, imobilizações com gesso e uso de órteses. 
Nesta etapa do curso, que reunirá ortopedistas de diversos estados do país e convidados internacionais, dez mentores e dez treinandos selecionados pela Ponseti Internacional atenderão 60 crianças com a deformidade. No Brasil, estima-se que a incidência do Pé Torto Congênito (PTC) seja de 1-2 para cada 1.000 nascidos, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Um dos responsáveis pelo curso em Salvador, o ortopedista pediátrico Guillermo Tierno, que coordena o Serviço de Ortopedia do Cárdio Pulmonar, diz que o projeto revela uma das técnicas mais inovadoras na ortopedia, sobretudo pela relação custo X benefício. “Trata-se de uma técnica barata, efetiva e que já está mais do que estabelecida, prevalecendo hoje na correção dessa patologia tão incapacitante”, avalia Guillermo Tierno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp