Saúde

Febre amarela: grandes filas marcam terceiro dia de vacinação em Salvador

Publicado em 01/04/2017, às 16h08   Diego Vieira



Uma grande fila se formou no Parque da Cidade neste sábado (1º)
O primeiro fim de semana da vacinação em massa contra a febre amarela em Salvador foi marcado por longas filas nos postos de imunização. Quem saiu de casa neste sábado (1º) para se vacinar precisou ter bastante paciência.
"Já tenho mais de seis horas na fila com a minha filha. Ainda por cima, a vacinação começou com mais de uma hora atraso. Acho que deveriam ter colocado mais profissionais para atender essa grande demanda", disse a comerciária Vanuza Araújo, que chegou por volta das 7h30 no posto instalado no Parque da Cidade.
A comerciária Vanuza Araújo chegou cedo ao Parque da Cidade para garantir a imunização
De acordo com a coordenadora de vacinação, Itana Oliveira, o atraso no início do atendimento se deu por uma questão de logística. "Tivemos que esperar o material chegar e isso atrasou um pouco a abertura dos trabalhos", explicou. 

Segundo a coordenadora, mais de 1.300 doses da vacina foram disponibilizadas no posto do Parque da Cidade. Até às 15h, cerca de 400 pessoas já tinham sido imunizadas nas três salas de atendimento do local.
Ainda conforme a profissional de saúde, a vacinação continua nos próximos dias. "É importante lembrar que a campanha continua durante a semana nos postos de saúde. Então, quem ainda não conseguiu se imunizar, ainda terá tempo", tranquilizou.
Já no Colégio Militar, na Pituba, a situação não foi diferente. Uma grande fila se formou na entrada da instituição. Quem saia, disse ter esperado mais de três para conseguir se vacinar. "Cheguei aqui por volta das 11h, mas como a prevenção é importante o que resta é aguardar mesmo", disse a publicitária Aline Góis.
Além do Parque da Cidade e do Colégio Miltar, os bairros da Vila Laura, Ilha Amarela, Cosme de Farias, Brotas, Paripe, Centro, Garcia e Amaralina também receberam postos de vacinação. 
Na última quinta (30) e sexta-feira (31), a Secretaria 
Municipal de Saúde disponibilizou 26 postos de referência. Apesar da grande procura, não foram registradas complicações. “Tivemos uma grande demanda no início da manhã com algumas intercorrências pontuais provocadas pelo fluxo intenso de pessoas nos pontos de imunização, mas logo depois conseguimos atender a todos que buscaram o serviço sem maiores dificuldades. Queremos tranquilizar a população porque nesse momento nosso estoque vai garantir a proteção de todos. Por isso, não há motivos para pânico e correria às unidades de saúde”, esclareceu Geruza Morais, diretora de Vigilância à Saúde do município.
Público alvo
O esquema de vacinação da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida.Para as pessoas que não tomaram a vacina na infância, a orientação é tomar uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.
O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp