Saúde

Secretário de Saúde apresenta projeto em maternidade no Pau Miúdo

Publicado em 08/05/2017, às 17h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, apresentou na tarde desta segunda-feira (8) o Plano Estadual da Mãe Saudável. O evento de celebração do mês das mães aconteceu na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. O objetivo do plano é reduzir a transmissão vertical da sífilis e consequentemente eliminar a sífilis congênita em todo o estado da Bahia. A meta inicial é reduzir em 20% a incidência da doença em menores de um ano até 2021.
Vilas-Boas ressaltou que há uma preocupação “do governador Rui Costa com essa área fundamental na medicina que envolve a maternidade”, e que é fundamental a “dedicação dos colaboradores”. Com relação ao combate à sífilis, o secretário foi enfático: “é um problema nacional com múltiplas razões, mas é um desafio que o governo assumiu. É um plano simples, mas que uma vez implantado será muito eficiente”.
Em entrevista ao BNews, a diretora da unidade hospitalar, Karine Valverde, falou sobre a importância das outras atividades que aconteceram na maternidade, como a inauguração dos centros de Costura e de Beleza: “o centro de costura é um acerto do Hygia Saúde e Desenvolvimento Social, pois otimiza verba pública, além do cunho social. Vamos fornecer 50 enxovais por mês para mães da maternidade através de alguns critérios”.
Além do centro de costura, também foi inaugurado o projeto 'Embelleze mamãe, com papai de carona'. “A internação demorada às vezes desgasta demais a mãe, e por isso no dia da alta o projeto vai embelezar as mamães e os papais também”, afirmou Karina.
Dolores Fernandes, presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, chamou atenção para outro projeto considerado fundamental e que também está presente na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, o Método Canguru: “são fundamentais ações como essas do Método Canguru, onde o bebê já fica com a mãe pouco depois de nascer. O contato da pele com a pele com a mãe dá o calor, equilibra a temperatura, regula a respiração e estimula o aleitamento materno. A criação desse vínculo é fundamental”, afirmou. Dolores também ressaltou a importância da atenção à mulher grávida: “do ponto de vista de atenção, a mulher e a criança são fundamentais. A condição de ser mãe deve ser cada vez mais valorizada”.
O evento contou com a presença do deputado Alex da Piatã, presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e de representantes de outras maternidades da Bahia.
Matéria relacionada:
Maternidade recebe evento em comemoração ao mês das mães

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp