Saúde

Nutricionista dá dicas para combater a obesidade infantil

Publicado em 03/06/2017, às 13h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Estima-se que 15% das crianças no Brasil estão obesas, segundo o IBGE. Somente no Norte e Nordeste, 28% das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A obesidade está diretamente ligada à má alimentação e às escolhas que não compõem uma dieta balanceada na hora de fazer o supermercado. Sábado (03/06) é o Dia de Consciência Contra a Obesidade Mórbida Infantil e, para lutar contra esse problema de saúde pública, a nutricionista do GBarbosa, Ione Câmara dá dicas.
“O caminho para que as crianças escolham alimentos saudáveis é estabelecer limites e educar sobre como é possível comer de maneira equilibrada e gostosa. “O exemplo e as escolhas dos pais são essenciais para a educação dos filhos para uma vida saudável”, pontua a nutricionista do GBarbosa.
Nívia Sampaio é mãe de João, de apenas 4 anos. Ela trava uma batalha diária para fazer com que o filho se alimentar bem. Embora ele ainda não esteja acima do peso, a mãe é cuidadosa com a alimentação e incentiva o esporte. “Quando ele era menor, comia frutas e verduras, mas agora está mais resistente e quer escolher o que come e não come. Além disso, adora bebidas achocolatadas e salgadinhos, mesmo sabendo que não fazem bem à saúde. No supermercado, João diz: - Mãe, compra esse doce”, comenta Nívia, que insiste em incluir alimentos saudáveis no cardápio do filho que faz natação e sempre acompanha a mãe nas caminhadas aos domingos em praças e avenidas.
Crianças obesas têm grandes chances de desenvolver hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, ortopédicos e respiratórios, além dos prejuízos psicológicos, como baixa autoestima, isolamento social e depressão. A nutricionista alerta que comer de forma saudável e fazer atividades físicas são determinantes para combater a obesidade infantil. “A falta de exercícios, somada ao consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e gorduras contribui para o avanço da obesidade entre as crianças”, finaliza Ione.
Dicas para combater a obesidade:
·         Escolher alimentos saudáveis, principalmente, frutas e verduras
·         Consumir equilibradamente frutas
·         Consumir massas integrais
·         Preferir sempre carne vermelha com pouca gordura, frango e peixe
·         Comer alimentos como ovos, leite, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja
·         A forma de preparo também é fundamental. Prefira os assados e grelhados aos alimentos fritos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp