Saúde

Evento pelo Dia Mundial do Albinismo reúne albinos e especialistas em Salvador

Publicado em 10/06/2017, às 15h20   Redação BNews



Mais de uma centena de albinos compareceram, na manhã deste sábado (10), ao auditório da Faculdade da Cidade, no bairro do Comércio, em Salvador, para o evento "Albinismo - além do que se vê", promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Associação de Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba) e Congresso Dermato Bahia 2017, que será realizado entre 7 e 10 de setembro, em Costa do Sauípe.

O evento antecipou as comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Albinismo, na próxima terça-feira (13). Cerca de 80% dos participantes vieram do interior do estado. Segundo a diretora executiva da Apalba, Maria Helena Machado, o evento traz maior autonomia para os albinos e serve para mostrar que cada um deles não está sozinho.

O encontro teve palestras temáticas com especialistas como dermatologista, oftalmologista, geneticista e psicólogo.

Para o presidente do Dermato Bahia, Paulo Machado, o encontro reforça as relações entre os albinos e a SBD. A médica geneticista Lilia Maria de Azevedo fez uma palestra com o tema "Albinismo: Uma condição Genética Ainda Pouco Conhecida" e, na sequência, a médica dermatologista Shirlei Cristina Moreira palestrou sobre "Envelhecimento Cutâneo - Fotoenvelhecimento".

Sobre as abordagens da visão do albino, a oftalmologista Ludmilla Freitas de Almeida realizou uma apresentação com o título "Albinismo - Além Do Que Se Vê". Antes, porém, o tema "Cabelos Cacheados, Seus Cuidados" foi abordado pela palestrante Aimara da Silva Costa. A dermatologista Carolina Marçon também falou sobre "O Albinismo e a Pele". 

A parte da descontração do evento ficou com o grupo Pagode da Galera Albina, que apresentou pockets-shows na abertura e no intervalo das apresentações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp