Saúde

Cremeb denuncia corte de verba da Sesab para o Martagão Gesteira

Reprodução
Rescisão de contrato pode gerar uma crise na assistência infantil   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/03/2018, às 15h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Martagão Gesteira teve o contrato de ortopedia rescindido de forma abrupta, segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o que pode gerar uma crise na assistência ortopédica infantil.

Segundo o Cremeb, o tempo ideal para realizar cirurgia de fratura infantil é de até 72 horas após lesão, mas com a nova realidade, com a cirurgia sendo realizada no hospital público, passa ser de 12 a 15 dias na marcação de cirurgias. O médico ortopedista e conselheiro do Cremeb, Fernando Cal Garcia, explica que essa demora acarreta no consolidar e remodelar da fratura, passando para tratamento da lesão e não a correção devida.

A Sesab teria cortada a verba destinada por acreditar que o Hospital do Subúrbio pode assumir essa demanda. "A nossa esperança é que essa medida seja revista e que a criança portadora de fratura possa ser tratada de forma ética e correta", pontua o conselheiro Fernando Cal. 

Além disso, o Cremeb explicou que ainda existe a possibilidade de demissão de muitos profissionais da assistência à criança, do Martagão, já que o corte de verba de R$ 69 mil mensais diminui o serviço prestado. "Tendo em vista que a falta de recebimento da verba mensamente paga pela Sesab levará a falta de atendimento dos pacientes, por conseguinte não teremos recursos para custear os profissionais que prestam tais serviços", informa a diretoria do hospital.

O Martagão afirmou, de acordo com o Conselho, que além do déficit na assistência ortopédica, os serviços de cirurgia cardíaca e neurocirurgia também passam por limitações orçamentárias, embora não tenha havido rescisões contratuais nessas especialidades. A restrição de verbas impacta também na área de otorrinolaringologia do Martagão Gesteira. 

O Cremeb encaminhara o caso ao conhecimento do Ministério Público do Estado da Bahia pela própria Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil – Hospital Martagão Gesteira.

Em nota, a Sesab esclarece que o Hospital do Subúrbio passou a absorver a demanda de ortopedia que era, em média, 30 pacientes por mês, já que as instituições privadas e filantrópicas exercem um serviço complementar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação a rede própria do estado. A pasta destacou, ainda, que o Hospital Martagão Gesteira ainda possui diversos contratos com o Governo do Estado que totalizam mais de R$ 33 milhões por ano, a exemplo dos serviços de Cardiologia Pediátrica, Neurocirurgia e Cirurgia de Urgência. Além destes, o Estado mantém contratos nas áreas de desospitalização de crianças com doenças crônicas, assistência domiciliar sem ventilação e com ventilação, bem como leitos de UTI Neonatal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp